Da Redação Avance News
O Brasil consolidou sua posição de gigante do agronegócio no cenário global, ampliando seu domínio como principal fornecedor de milho e soja para a China nos dois primeiros meses de 2024, segundo dados da alfândega chinesa divulgados nesta quarta-feira (20.03).
Os dados mostram que a China importou 4,1 milhões de toneladas de milho do Brasil, um salto de 178% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as importações dos EUA despencaram 67%, para 766.989 toneladas.
Essa conquista é resultado de uma colheita abundante e dos avanços logísticos no Brasil, como a consolidação das rotas de exportação do norte, que aumentam a competitividade do país no mercado internacional de grãos.
As importações de soja do Brasil pela China também registraram um aumento de 211% em relação ao ano anterior. O país importou 6,96 milhões de toneladas da oleaginosa brasileira, contra 2,24 milhões de toneladas no mesmo período de 2023, superando a participação de mercado dos EUA.
A safra recorde de 2023 e os preços competitivos da oleaginosa brasileira foram os principais fatores que impulsionaram essa conquista. O Brasil é o maior exportador de soja do mundo e oferece grãos mais baratos no mercado global, o que atraiu os compradores chineses.
A colheita de soja no Brasil para o ciclo 2023/24 está em andamento e já atingiu 63% da área plantada, o que indica que o país deve manter sua posição de liderança no mercado global de grãos nos próximos meses.
O domínio do Brasil sobre o mercado de milho e soja na China consolida a posição do país como um dos principais players do agronegócio mundial. A colheita abundante, a logística eficiente e a diversificação das rotas de exportação são fatores que garantem a competitividade do Brasil nesse mercado.
O Brasil também está buscando diversificar suas rotas de exportação e demonstra interesse em exportar milho, soja e outros produtos por meio do porto de Chancay, no Peru, controlado pela China. Essa nova rota permitiria que os exportadores brasileiros enviassem suas mercadorias por caminhão para o porto peruano e embarcassem para a Ásia via Oceano Pacífico, reduzindo o tempo de trânsito em cerca de duas semanas.