terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosBrasil supera recorde de abertura de mercados, mas enfrenta desafios em acordos...

Brasil supera recorde de abertura de mercados, mas enfrenta desafios em acordos comerciais

Da Redação Avance News

Em agosto, o Brasil já ultrapassou o número de aberturas de mercados internacionais registrado ao longo de todo o ano passado. No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos quando se trata de fechar acordos comerciais. Esse cenário foi o foco de um debate realizado na Sociedade Rural Brasileira.

Durante o evento, destacou-se que, embora novos mercados para produtos agropecuários brasileiros estejam gerando divisas, empregos e contribuindo para a segurança alimentar global, as exportações poderiam ser ainda maiores se não fossem as barreiras comerciais que impactam o setor. Essas barreiras se dividem em três categorias: tarifárias, técnicas (sanitárias e fitossanitárias), e ambientais, sociais e éticas.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O diretor de mercados da ABPA, Luis Rua, sublinhou que, apesar desses desafios, os produtos brasileiros continuam sendo reconhecidos internacionalmente, resultado de um esforço conjunto entre governo e setor privado.

O Brasil registrou a abertura de 78 mercados para a agropecuária em 2023, número já superado em sete meses de 2024, com 91 novos mercados abertos. Esse trabalho diplomático, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, foi destacado durante a reunião na Sociedade Rural Brasileira, reforçando a importância do diálogo entre o setor produtivo e o governo.

Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, antecipou durante o evento que o Brasil deve anunciar em breve a abertura de mais um mercado para carne de frango e expressou otimismo em relação à implementação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que depende do momento político europeu para avançar.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS