Da Redação Avance News
A Fazenda Serra do Boné, em Araponga, na Zona da Mata de Minas Gerais, venceu o Best of the Best, a honraria máxima do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.
A propriedade, de Matheus Lopes Sanglard, se destacou com um grão de café produzido com a chamada técnica do despolpado, que maximiza a quantidade de açúcares e aromas na bebida.
Essa é o segundo ano consecutivo que o Brasil vence o concurso, batizado em memória ao filho do fundador da illycaffè.
Países concorrentes
O prêmio foi atribuído por um júri internacional independente de nove especialistas que escolheram o melhor entre os vencedores das nove origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.
O SMS Cluster Ecom, da Nicarágua, por outro lado, ganhou o prêmio Coffee Lovers’ Choice, votado pelos consumidores que, nas semanas que antecederam o evento, provaram às cegas as mesmas amostras de cafés illy em todo o mundo.
“Pelo segundo ano consecutivo, uma fazenda brasileira que adota práticas regenerativas nos deu o melhor café no mundo. Na Fazenda Serra do Boné, a saúde do solo, a biodiversidade e as fontes de água são preservadas graças ao uso de fertilizantes orgânicos, ao controle biológico e à reutilização de subprodutos do processamento”, desta o presidente da illycaffè, Andrea Illy.
De acordo com ele, a vitória brasileira é mais um sinal que confirma como a agricultura regenerativa é o caminho certo para uma produção mais resiliente, capaz de garantir produtividade e qualidade superior.
Descrição do juri sobre o café
O júri descreveu o café premiado da Fazenda Serra do Boné como cremoso, doce e encorpado, com um equilíbrio elegante de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim. “Um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira”.
O corpo de jurados foi composto de chefs de cozinha, provadores profissionais e jornalistas especializados.
Além do reconhecimento, o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy promove discussões globais sobre a sustentabilidade do café.