Da Redação Avance News
Imagina que legal gerar luz enquanto brinca? Foi essa a ideia que um grupo de seis graduados teve. Entre eles, Pedro Baron Drudi, estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. O playground interativo para gerar energia nas favelas do Rio de Janeiro recebeu reconhecimento internacional ao ficar entre as seis finalistas na terceira edição do Global Challenge Lab.
O concurso está em sua terceira edição e teve como tema o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da Organização das Nações Unidas (ONU), que aborda a Energia limpa e acessível.
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Detalhes sobre o Pygene:
- Nomeado de “Pygene”, o playground interativo tem como objetivo promover energia acessível em locais sem infraestrutura adequada;
- O grupo de estudantes resposáveis pela ideia participou do programa internacional Global Challenge Lab 23, que contou com 18 universidades e 68 projetos inscritos;
- Durante o concurso, os integrantes receberam o apoio de palestras, workshops e mentorias para desenvolver o projeto;
- A maior parte da pesquisa teve como base os dados de um documentário sobre a Favela do Sereno, no Rio de Janeiro. Drudi afirmou em entrevista ao Jornal da USP que “o documentário sobre o Morro do Sereno mostrou que 72% dos moradores não se sentiam seguros à noite devido à falta de iluminação”;
- A intenção dos estudantes é levar para as comunidades um gira-gira que gere luz e ilumine o playground durante a noite;
A instalação do playground nas favelas brasileiras pode contribuir para a geração de energia, além de criar um espaço de lazer e aumentar a segurança nas comunidades.
O projeto brasileiro foi desenvolvido em colaboração com Ingrid Wong e Michael Luciuk, da Universidade de Toronto, Zoe Hua, da Universidade de Durgam, Calista Lee, do Imperial College London, e Makafui Frederick Hayibour, da Universidade de Gana. O grupo fez uma apresentação detalhada sobre o Pygene. Você pode assisti-la aqui embaixo:
A Global Challenge Lab é uma iniciativa conjunta do Imperial College London, no Reino Unido; da Tsinghua University, na China; e da Technical University of Munich, na Alemanha.
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