O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realizou uma reunião com comandantes seniores nesta quinta-feira (18), insinuando depois que as brigadas ofensivas de seus militares estão se preparando para uma luta, mas não oferece informações concretas.
“As brigadas ofensivas estão indo bem, estamos nos preparando, mas sem detalhes”, disse Zelensky.
A Ucrânia obteve ganhos significativos nas linhas de frente do conflito nos últimos dias, levantando especulações de que sua tão esperada contraofensiva já pode estar em andamento.
Um alto funcionário dos EUA disse à CNN que as “operações de modelagem” começaram na semana passada, mas a Ucrânia ainda não declarou abertamente que seu contra-ataque começou formalmente.
Após vários dias de pesados ataques de mísseis russos a Kiev e outras partes da Ucrânia, Zelensky disse que seus militares priorizarão o reforço de seus sistemas de defesa aérea e estoques de mísseis, treinando tropas e adquirindo mais armas de longo alcance.
Aniversário solene
Zelensky também marcou o aniversário da deportação de Stalin do povo tártaro da Crimeia em 1944.
“Honramos a memória de todas as vítimas da deportação do povo tártaro da Criméia“, disse o líder ucraniano em seu discurso noturno. “Foi um dos crimes mais graves do século 20 – toda a nação foi deportada à força de sua terra nativa e forçado a viver em uma terra estrangeira por décadas. E quando as pessoas voltaram para casa, a Rússia mais uma vez trouxe seu mal para sua casa.”