O conglomerado formado por BTG Pactual e Banco Pan lidera o ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento com maior taxa de reclamações dos clientes, de acordo com ranking divulgado nesta terça-feira (25) pelo Banco Central (BC). Em segundo lugar, aparece o Bradesco e, em terceiro, o Inter. Os dados são referentes ao segundo trimestre deste ano.
O levantamento do BC leva em consideração reclamações dos clientes consideradas procedentes, ou seja, aquelas em que o BC identificou que houve indício de descumprimento de lei ou regulamentação por parte do banco ou instituição financeira.
Depois de avaliar essas reclamações, o BC pontua os bancos usando um índice que leva em consideração a quantidade de reclamações por número de clientes. A maior pontuação foi do BTG Pactual/Banco Pan, de 43,58. No primeiro trimestre, a nota do conglomerado tinha sido ainda pior, de 71,87.
Em nota enviada ao portal iG, o Banco Pan afirma que a queda “demonstra a assertividade da estratégia adotada até aqui”. O banco disse, ainda, que “segue comprometido em avançar nesse tema, reiterando sua posição de respeito aos clientes” e que “vem reforçando suas estruturas de atendimento e aumentando os investimentos para ter cada vez mais excelência na jornada do cliente”.
Confira o ranking de reclamações do BC:
- BTG Pactual/Banco Pan – 43,58
- Bradesco – 30,90
- Inter – 29,38
- C6 Bank – 24,13
- PagBank/PagSeguro – 22,47
- Itaú – 20,27
- Santander – 18,27
- Caixa Econômica Federal – 12,51
- Neon – 11,88
- Votorantim – 9,94
- Mercado Crédito – 9,83
- Banco do Brasil – 9,46
- Nubank – 7,86
- Original – 7,51
- Ame Digital – 2,44