Foto: Arquivo
A Estratégia da Busca Ativa Escolar do Selo Unicef, aderida pela Gestão Vander Masson, atingiu a meta de rematrículas. As equipes intersetoriais (Educação, Saúde e Assistência Social e DRE) trabalharam de forma efetiva desde 2021 nas visitas e encaminhamentos dos casos de crianças em situação de evasão escolar e chegaram ao número 176 rematrículas.
Segundo a Coordenadora da Busca Ativa Escolar em Tangará da Serra, Simony Medeiros, toda esta ação tem um sentido muito maior que apenas um número. “Não atendemos apenas 176 crianças, atendemos 176 famílias que foram orientadas e encaminhadas para os atendimentos necessários identificados pela equipe técnica da Busca Ativa. Vale lembrar que o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres através da nossa primeira-dama Silvana Ló Masson, tem participado ativamente da articulação da estratégia”, afirmou Simony Medeiros.
O QUE É A BUSCA ATIVA ESCOLAR?
Simony Medeiros, Coordenadora da Busca Ativa em Tangará da Serra
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia do Selo Unicef composta por uma metodologia social e plataforma tecnológica que tem como objetivo principal auxiliar os municípios no combate à evasão escolar.
A estratégia reúne diversos setores da Sociedade Civil para apoiar os municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, para que seu retorno aconteça imediatamente ao ambiente escolar.
A Busca Ativa acontece em todas as Unidades Escolares de Tangará da Serra e tem como objetivo identificar e localizar crianças e adolescentes infrequentes ou evadidos; sensibilizar as crianças e adolescentes e as famílias para o efetivo retorno ou inserção escolar; acolher as crianças e adolescentes na escola; propiciar um ambiente onde todos se sintam pertencentes àquele grupo.
Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa