Da Redação Avance News
Segundo informações do Banco Central (BC) compartilhadas na noite desta sexta-feira (8), os sistemas da Caixa Econômica Federal passaram por “falhas pontuais”, causando vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob responsabilidade do banco.
Segundo o BC, foram vazados 644 dados cadastrais, tais como nome, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e data a partir da qual o usuário passou a ter posse da chave Pix.
O incidente teria ocorrido entre 24 e 25 de setembro, mas, segundo a autarquia, não houve vazamento de dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações nas contas ou saldos financeiros.
Em nota, o BC disse que “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”. Ainda, a autarquia informou que tomou as ações necessárias para apurar o caso e vai aplicar as sanções previstas em regulação.
“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, prosseguiu a instituição.
Leia mais:
- Cidadãos que sofreram vazamento de seus dados nesse incidente serão notificados via aplicativo ou Internet Banking de sua instituição de relacionamento;
- Além disso, o BC alertou que as pessoas precisam ficar alertas para possíveis golpes decorrentes do ocorrido, pois não serão utilizados outros meios de comunicação, como apps de mensagens, chamadas telefônicas, SMSs e e-mails;
- Desde que o Pix foi criado, em 2019, é o 16º caso de falhas ligadas às suas informações e o 4º menor da série histórica. Já foram vazados 974.306 dados vinculados a ele.
O que diz a Caixa
O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa e aguarda posicionamento oficial sobre o assunto.