Câmeras de monitoramento do Presídio Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (a 745 km de Cuiabá), flagraram um suposto treinamento de detentos para atacar policiais penais que atuam na contenção. As imagens estão sendo veiculas em redes sociais e o apurou que elas foram feitas há 15 dias.
Agentes relataram que, há menos de duas semanas, o presos detentaram agredir policiais da conteção, mas tiveram a ação frustrada.
Em uma das gravações, um dos detentos aparece imobilizado, simulando ser o agente de segurança. Após ser contido, outras pessoas aparecem encenando diversas agressões. Após imobilizados, os agentes deveriam ser colocados nas celas.
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado para comparecer na unidade e realizou uma vistoria nas celas do Raio Azul.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), que confirmou que as imagens foram gravadas dentro do presídio de Água Boa.
Outro lado
Por meio de nota, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), por meio da direção da Penitenciária de Água Boa, informou que “através do monitoramento do Sistema de CFTV e através de análise de risco, com base nas imagens, fez uma intervenção preventiva com equipe do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) no presídio, onde foi realizada uma revista e nada de ilícito foi localizado”.