A cidade de Campinas
, localizada no interior de São Paulo
, confirmou mais duas mortes por febre maculosa
. As duas vítimas morreram em julho, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A primeira vítima começou a apresentar os sintomas no dia 5 de julho e morreu no dia 9 do mesmo mês. Ele era um homem de 46 ano e não se sabe ainda onde foi o local da infecção. A segunda vítima é um jovem de 18 anos que veio a óbito no dia 28 de julho, cinco dias após aparecer os sinais da doença. Segundo a SMS, ele provavelmente foi infectado na Fazenda do Exército —28º Batalhão de Infantaria Mecanizada.
Até o momento, Campinas já registou sete casos, sendo cinco mortes por febre maculosa somente neste ano. Em 2022, houve 11 casos e sete óbitos.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença causada por bactérias transmitidas pelo carrapato da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, que carrega uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii, a febre maculosa tem índice de letalidade de 75% e já levou a óbito 753 pessoas no Brasil nos últimos 10 anos.
A doença infecciosa provoca sintomas como quadro febril agudo, mas pode variar, sendo desde assintomática até apresentar estágios mais graves.