O canal
Um Diabético
, do jornalista Tom Bueno, atingiu a marca de 10 milhões de visualizações no YouTube. O projeto, idealizado pelo
colunista do iG
, nasceu em 2017 e, ao longo dos últimos seis anos, publicou 700 vídeos e reuniu quase 200 mil inscritos.
“Nosso intuito é educar a partir da informação. A gente permite que todas as pessoas tenham acesso a médicos, especialistas, grandes nomes da medicina e outros profissionais de saúde”, diz o jornalista.
O que antes era um projeto “caseiro”, foi se profissionalizando até virar uma referência na área. Além da equipe de comunicação, o time de profissionais da saúde auxilia com orientações atualizadas sobre a doença e embasadas nos estudos mais recentes. Além do Brasil, o canal é visto de países como Portugal, Moçambique, Estados Unidos e Angola.
Além dos vídeos de orientação e tirando dúvidas dos inscritos, o canal também se dedicou à produção de séries e documentários. Entre elas estão “Retrato: O Brasil que depende de Insulina”, “Todos Pelo Diabetes” e o “Sim, Diabético”.
O vídeo campeão de visualizações na história do Um Diabético foi sobre o melão São Caetano, fruta cercada de mitos, em especial, que ela teria o poder de acabar com a doença.
O tema também já foi destaque na coluna de Tom Bueno no iG
. Outro destaque é a atualização que mostra os principais sintomas da glicose alta. Ocupa o último lugar do pódio o vídeo apresentando o medidor de glicemia que exibe o resultado na tela do celular, evitando as constantes picadas no dedo.