Da Redação Avance News
Tudo sobre Inteligência Artificial
O home office tem suas vantagens. No entanto, algo que não agrada tanto aqueles que estão sempre conectados é a quantidade (e extensão) de reuniões. O que fazer quando uma chamada online é importante, mas simplesmente não é possível participar dela? Segundo alguns aplicativos, a IA pode te ajudar com isso.
Leia mais:
IA para ajudar no trabalho
- Alguns aplicativos de chamadas online e integração no trabalho já tem uma opção de IA que realiza resumos de reuniões em áudio ou vídeo;
- É o caso do Zoom, que possui uma assistente artificial para os resumos e para redigir mensagens ou e-mail;
- O serviço de videoconferência Otter.ai é outro deles e possui um software de transcrição de resumos do que foi falado em reuniões, pontos-chave automatizados, itens de ação a ser seguidos e até a opção de compartilhar as anotações dos participantes;
- Segundo o jornal Washington Post, o Zoom declarou que o seu serviço de IA tem mais de 216 mil usuários. Já o Otter.ai (que também está disponível em português, mas é mais popular nos EUA do que no Brasil) revelou ter dez milhões de usuários registrados;
- O Google e a Microsoft, dona do Teams, estão trabalhando em suas versões da tecnologia;
- A esperança é que os recursos desafoguem a carga de chamadas online dos funcionários, dando tempo para realizar outras atividades.
Desempenho da IA assistente de reuniões
O HelpDesk do jornal, então, resolveu testar como as IAs do Zoom e Otter se saem na prática.
Segundo a reportagem, ambas assistentes sucederam em dar uma noção geral do que foi discutido em reuniões, bem como prazos, a quem cada tarefa foi atribuída e itens pendentes.
O Zoom IQ forneceu um resumo editável dividido em capítulos, enquanto o OtterPilot (que pode ser usado como um usuário extra no próprio Zoom, Google Meet e Microsoft Teams) ofereceu uma transcrição ao vivo, além de guias com tópicos importantes, perguntas feitas e itens a serem acompanhados.
Ambos serviços também oferecem a transcrição completa da chamada, tanto junto quanto separadamente da gravação. O teste ainda revelou que é relativamente simples de usar a ferramenta, bem como compartilhar os resumos e transcrições com o resto da equipe.
O Otter ainda tem uma novidade extra, que é a possibilidade de integrar a transcrição da chamada com o Slack, um app de mensagens para empresa, ao vivo. Assim, uma pessoa que não está na reunião pode acompanhar o que está sendo dito e fazer perguntas a serem respondidas ao vivo.
Ressalvas para as reuniões
- No entanto, a reportagem indicou que as IAs não são perfeitas e constantemente entendem e transcrevem palavras erradas;
- Isso pode levar a criação de pessoas ou tarefas inexistentes, por exemplo, ou tirar algo de contexto e dificultar a compreensão;
- Além disso, ruídos no áudio dos participantes interferia na transcrição;
- A IA ainda teve problemas em categorizar tópicos e ideias corretamente e, apesar de funcionar bem com datas, poderia distorcê-las se interpretasse erroneamente o contexto (o que também aconteceu);
- Ou seja, os recursos de IA podem ser úteis, mas devem ser usados com cuidado. Talvez, por ora, colocá-los no seu lugar em uma reunião não seja a melhor ideia.
O que as empresas dizem
A Zoom afirma ainda estar trabalhando na sua assistente de IA para continuar melhorando e que os usuários, inclusive, podem dar feedbacks ou editar os resumos quando eles estiverem errados. A empresa destacou que notifica os usuários que a tecnologia pode ser imprecisa e os incentiva a revisar os reumos.
Já a Otter.ai informou que o serviço deve melhorar à medida que os usuários editem as transcrições. Além disso, a empresa encoraja os usuários a usarem o chatbot para fazer perguntas, pois as respostas podem ser mais precisas do que o resumo. Também é possível corrigir a IA se ela estiver errada e issa a ajudará a melhorar.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!