Torcedor fanático do Celta de Vigo, o cantor C. Tangana realizou um sonho: ele foi um dos compositores e produtores do hino do centenário do clube espanhol, que será celebrado em agosto deste ano.
A canção foi batizada de “Oliveira dos Cen Anos” — a árvore é um dos símbolos mais importantes da cidade de Vigo — e é interpretada pelo Coral Casablanca de Vigo. A letra traz referência ao folclore da região da Galícia. “Um escudo no meu peito, sempre Celta!”, diz o refrão.
Ela foi lançada nas redes de C. Tangana, um dos mais importantes nomes da música contemporânea da Espanha (e ex-namorado de Rosalía). Seu mais recente disco, “El Madrileño” (2021), foi indicado ao Grammy e venceu o Grammy Latino de álbum do ano.
O hino ainda ganhou um clipe com pegada épica e cinematográfica, que já acumula cerca de 700 mil visualizações no YouTube (veja abaixo).
Celta de Vigo evitou rebaixamento em La Liga
O clube correu um sério risco de festejar seu centenário jogando a segunda divisão do Campeonato Espanhol. O rebaixamento só foi evitado na última rodada, quando o Celta de Vigo venceu o campeão Barcelona por 2 a 1.
“A salvação foi muito importante”, disse C. Tangana, cujo nome de batismo é Antón Álvarez Alfaro, em entrevista à agência de notícias EFE.
💙🔥🙌@c_tangana, un dos nosos!#100anosdeAfoutezaeCorazón pic.twitter.com/C201nD6cpq
— RC Celta (@RCCelta) June 7, 2023
“Isso [fazer o hino] me aproximou um pouco mais do clube”, afirmou o cantor.