Na última quinta-feira, dia 01/02, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra promoveu capacitação forçoso para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica do município, principalmente neste período de grande incidência de doenças porquê a chikungunya e a dengue. O evento, focado no manejo galeno de arboviroses, ocorreu no auditório da Associação Mercantil (ACITS).
O perito Hélio Márcio Gonçalves liderou a capacitação, com o suporte da enfermeira Juliana Herrero.
A iniciativa visa aprimorar os conhecimentos dos profissionais da saúde diante das arboviroses, com ênfase nas doenças transmitidas por mosquitos, sendo as mais comuns em ambientes urbanos a dengue, chikungunya e zika, propagadas pelo mosquito Aedes aegypti. Já a febre amarela, presente em áreas de mata, tem seu vírus disseminado por mosquitos silvestres, principalmente o Haemagogus leucocealenus.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso com a capacitação regular dos profissionais, visando oferecer um atendimento de primazia à população tangaraense e fortalecer as estratégias de prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores.
Texto: Alexandre Rolim e Julia Ribeiro/Assessoria de Informação