Polo de uma macro região nas áreas da saúde, educação e, principalmente, de um comércio fortalecido, um terceiro setor consolidada e uma prestação de serviços bastante diversificada, Sinop apresentando um turismo de negócios muito forte. No entanto, a Prefeitura de Sinop vem investindo para fortalecer, também, o turismo de lazer, capacitando a mão de obra, bem como, estabelecimentos que ofertam os mais diversos serviços ligados ao amplo nicho que o turismo abrange
O departamento de Turismo, que é diretamente liga à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), vem seguindo, há pelo menos um ano e meio, com os trabalhos de formatação de produtos turísticos locais. Uma ação de fortalecimento do setor desenvolvida em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ancorada no programa “Agentes de Roteiros Turísticos”.
O trabalho desenvolvido inclui visitas técnicas aos atrativos turísticos locais, consultoria especializada, intermediação com as agências de viagens e várias outras ações voltadas ao setor. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, destaca que o Programa Cidades Empreendedoras foi fundamental para garantir o projeto “Agentes”, que chegou para complementar outras ações relevantes já desenvolvidas pela pasta.
“Realizamos a atualização do inventário de oferta turística e a elaboração do Plano Municipal de Turismo, também através de parceria com o Sebrae, assim como formamos condutores de turismo, cadastramos atrativos e prestamos consultoria financeira através do Centro de Atendimento Empresarial (CAE). Então, são inúmeras ações, todas vinculadas e que fazem parte de um projeto único, que criamos para desenvolver, a curto médio e longo prazo”, ressalta Gonçalves.
Esta semana, a consultora do Sebrae e responsável pelo acompanhamento do projeto, Amanda Maciel, esteve em Sinop para dar andamento e indicar novos vetores aos proprietários dos atrativos e, acompanhada do professor e historiador, Luis Erardi, como também membros do Conselho Municipal de Turismo, startou traçados de um city tour de Sinop (city tour é um passeio onde é possível conhecer, de forma otimizada, os principais pontos turísticos de um destino).
No mês passado, a SEDEC foi palco de uma produtiva reunião com as agências de viagens. Levando em consideração, futuramente, as agências farão a comercialização dos roteiros que estão sendo formatados pela Prefeitura e Sebrae, foi apresentado, à eles, todo o escopo do projeto, assim como solicitado e absorvido absorvido diversas sugestões e apontamentos a fim de contribuir para ações que poderão integrar este projeto.
“O city tour foi pensado baseado no inventário turístico e também nas visitas realizadas ao longo desse ano. Nesse primeiro momento, faremos a “testagem” contemplando a parte histórica, religiosa, natural e a agricultura familiar, passando pela comunidade Brígida, uma das mais antigas de Sinop. Todo nosso trabalho está sendo construído baseado no Inventário de Oferta Turística do município, no Plano de Turismo e no Cadastro dos Atrativos feitos na Secretaria” explica a turismóloga.
Leidiane Viegas, que é turismóloga de carreira do município e uma das principais lideranças desta ação voltada ao setor, destaca, ainda, que o engajamento desses prestadores de serviços é essencial. “Estamos trabalhando a estruturação do turismo em nosso município, construindo bases sólidas para que o crescimento do setor seja contínuo. A parceria das agências de turismo é fundamental, uma vez que elas têm o contato direto com os visitantes de vários segmentos e são um forte elo entre os turistas e os atrativos”.
Na visita mais recentemente, também foram realizadas reuniões com representantes de outros segmentos do turismo que, por sua vez, estão sendo estudados e avaliados com a construção de um plano de trabalho.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT