Da Redação Avance News
A partir desta terça-feira (6), um ciclone extratropical vai se formar e romper o bloqueio atmosférico que está atuando há semanas no Brasil central, trazendo um alívio às áreas muito secas.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o Rio Grande do Sul se manterá sob alerta de temporais durante o dia de hoje. A chuva também se espalha pela faixa norte do país, mas o alerta principal é para o território gaúcho, onde há risco de queda de granizo e rajadas de vento intensas, entre 50 e 70 km/h.
Conforme o ciclone se afasta para o oceano e a frente fria ganha força, o Rio Grande do Sul continua sob alerta de temporais, o que se estende também ao centro-sul de Santa Catarina. “Após isso, a chuva começa a avançar para Santa Catarina e Paraná, aumentando a umidade relativa do ar e aliviando o calor no norte paranaense. O alerta permanece para o sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 100 mm, provocando alagamentos e deslizamentos”, alerta o meteorologista.
A partir de sexta-feira (9), a chuva chega a São Paulo e, no início da próxima semana, ao interior de Minas Gerais. “Embora a chuva seja de 5 a 10 mm, ela ajuda a aliviar a baixa umidade relativa do ar. O mesmo vale para o centro-sul de Mato Grosso do Sul com acumulados de até 40 mm, contribuindo para a recuperação das pastagens”, destaca Müller.
No Nordeste, o cenário permanece seco, com exceção da faixa leste da região, onde a chuva diminui. “Será uma semana quente e seca, com temperaturas máximas de até 37 ºC”, observa o meteorologista.
Para a região Norte, a chuva será mal distribuída, mas contribuirá para manter a boa umidade do solo. “No Acre, os volumes podem chegar a 40 mm, proporcionando reposição hídrica no solo. No entanto, a chuva não alcançará Tocantins nem Rondônia”.
A previsão também indica uma queda de temperatura em grande parte do Centro-Sul, com risco de geada em pontos altos do Paraná e no Rio Grande do Sul. “No Sudeste, o frio chegará sem risco de geada para as áreas de café. No Paraná, há risco baixo de geada em Ibaiti, com temperaturas mínimas de 4 ºC no domingo (11) “, acrescenta Miller.