Da Redação Avance News
A previsão do tempo para o fim de semana alerta para condições climáticas severas em diversas regiões do Brasil. Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, as instabilidades permanecem neste sábado (30), com temporais em boa parte do Brasil central e deslocamento de uma frente fria. A chuva será mais intensa no Centro-Oeste e interior do Sudeste, enquanto o Sul enfrentará a formação de um ciclone extratropical no domingo (1º).
Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para todas as regiões nos próximos dias.
Sul
No domingo, o Rio Grande do Sul entra em estado de alerta devido à formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai, grando uma frente fria intenso. As rajadas de vento provocadas pelo ciclone podem ultrapassar os 100 km/h, com risco de granizo em todo o estado.
A partir de segunda-feira (2), o sistema avança para Santa Catarina e Paraná, mas com menor intensidade.
Sudeste
As pancadas de chuva se prolongam pelo fim de semana, especialmente no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.
De acordo com a Climatempo, o domingo será abafado, com previsão de chuva em praticamente todas as áreas. Pancadas de chuva são esperadas especialmente à tarde, com destaque para as capitais dos estados da região. O sol aparece de forma mais expressiva no norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e regiões norte e central de São Paulo.
As temperaturas permanecem altas, mas chuvas volumosas podem impactar atividades agrícolas em dezembro, com acumulados de até 350 mm ao longo do mês.
Centro-Oeste
A região segue com chuvas isoladas e temperaturas elevadas. Há risco de temporais nos três estados. Em Mato Grosso do Sul, pode ainda haver queda de granizo e de rajadas de vento mais intensas.
O cenário favorece a umidade do solo para atividades agrícolas, mas exige atenção a janelas de tempo firme para manejo.
Nordeste
O fim de semana terá predomínio de sol e calor, com temperaturas que podem chegar a 40 °C no interior da região, de acordo com a Climatempo.
Na Bahia, as chuvas ainda são menos volumosas, mas tendem a se intensificar a partir da segunda quinzena de dezembro, conforme a análise de Arthur Müller. Em Sebastião Laranjeiras, por exemplo, a previsão indica acumulados significativos para os próximos meses, dando boas perspectivas para o cultivo e a recuperação do solo.
Norte
Durante o sábado, o sol predomina no Acre, Tocantins e Pará, com tempo firme. Nos demais estados, o dia será abafado, com pancadas de chuva isoladas previstas para o fim da tarde.
Para o domingo, a Climatempo prevê tempo aberto e quente na maior parte das áreas. Contudo, no sul do Amazonas e do Pará, no Amapá e em Rondônia, há previsão de chuvas isoladas que podem ser pontualmente fortes à tarde. Nas demais áreas, o sol predomina ao longo do dia.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, as chuvas permanecem abaixo da média histórica, embora os volumes tendam a aumentar gradativamente. A recuperação dos rios na região, como o Madeira, segue lenta, exigindo atenção das comunidades locais.