Um tufão tropical na costa do setentrião da Austrália foi saliente à categoria “severo” nesta quinta-feira (25), enquanto se aproxima da costa ao longo da Grande Barreira de Corais, o segundo tufão desse tipo na superfície desde dezembro.
O Departamento de Meteorologia disse que o tufão tropical Kirrily cruzará a costa perto da cidade turística de Townsville na noite de quinta-feira, trazendo consigo rajadas de vento de até 165 quilômetros por hora.
A chuva intensa que acompanha o tufão pode originar inundações repentinas com risco de vida no caminho da tempestade e aqueles que estão a 100 km da costa ao setentrião e ao sul de Townsville devem se homiziar em um lugar seguro, disse o Departamento.
O primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles, disse na quinta-feira, antes que a tempestade aumentasse, que os residentes deveriam se preparar para permanecer sem força por potencialmente dias. Um dia antes, ele anunciou que 100 funcionários extras de emergência haviam sido enviados para a superfície.
“Estamos preparados e prontos para o pior, agora esperamos e torcemos pelo melhor”, disse ele em entrevista coletiva. “Nossa mensagem para os habitantes de Queensland é que agora é a hora de prometer que vocês estejam prontos.”
As tempestades da categoria três estão a dois níveis das mais perigosas e podem destruir caravanas, muito uma vez que devastar colheitas e árvores.
Os últimos alertas de tempestade ocorrem murado de um mês depois que o tufão tropical Jasper causou danos generalizados em toda a região.
O aeroporto de Townsville foi fechado na quinta-feira e os eventos públicos relativos ao feriado do Dia da Austrália, na sexta-feira (26), foram cancelados.
Compartilhe: