terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdeCientistas da UFSCar criam método para detecção precoce de Alzheimer

Cientistas da UFSCar criam método para detecção precoce de Alzheimer

Márcia Regina Cominetti, coordenadora da pesquisa, conta que parte da importância desse estudo é permitir que a pessoa que foi diagnosticada consiga adotar estratégias que previnam ou diminuam a progressão da doença.
Divulgação/UFSCar

Márcia Regina Cominetti, coordenadora da pesquisa, conta que parte da importância desse estudo é permitir que a pessoa que foi diagnosticada consiga adotar estratégias que previnam ou diminuam a progressão da doença.

Cientistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão desenvolvendo uma pesquisa que pode contribuir no diagnóstico precoce de Alzheimer. 

A professora Márcia Regina Cominetti, coordenadora da pesquisa, conta que parte da importância desse estudo é permitir que a pessoa que foi diagnosticada consiga adotar estratégias que previnam ou diminuam a progressão da doença de Alzheimer.

O método, desenvolvido por Márcia, Ronaldo Censi Faria, Tássia Regina de Oliveira, Camila Regina Erbereli e Patrícia Regina Manzine Moralle, do Departamento de Química e de Gerontologia da UFSCar, consiste no desenvolvimento de uma tecnologia a partir da molécula biomarcadora ADAM10, presente no sangue.

Em nova etapa da pesquisa serão selecionados voluntários, com mais de 60 anos, divididos entre saudáveis, portadores de Alzheimer e pessoas com transtorno de memória sem diagnóstico. O objetivo é comprovar os estudos de que a proteína ADAM10 sofre alteração em pessoas com Alzheimer.

“A nossa pesquisa utilizando esse biomarcador, que é a ADAM10, é inovadora, primeiro porque esse biomarcador não é clássico da área, mas segundo e mais importante é porque essa proteína é avaliada pelo sangue”, conta a professora.

Mais rápido e barato

A pesquisadora aponta que o estudo é de fundamental importância para diagnosticar a doença em uma fase inicial, já que os métodos atuais só detectam a doença em estágios avançados.

“Os primeiros sinais da doença de Alzheimer podem aparecer no cérebro e no sangue de dez a vinte anos antes do início dos sintomas clínicos, quando a pessoa começa a ter esquecimento”, diz Márcia.

Outro diferencial da proposta é que o biomarcador age de forma menos invasiva que os exames usados atualmente, como o de líquor, além de ser mais acessível do que exames de imagem.

Tratamento

Ela conta que nos últimos anos foram lançados novos medicamentos que são modificadores da doença: “Esses medicamentos ainda não estão aprovados no Brasil, estão aprovados para uso emergencial nos Estados Unidos, e parece que estão ajudando a retardar os sintomas da doença”.

Mas outra estratégia significativa de tratamento para os diagnosticados com a doença é a terapia cognitiva, que estimula a memória e a concentração do paciente. “A partir do momento que a pessoa tem o diagnóstico ela pode usar essas estratégias para que a progressão da doença seja mais lenta. Então adotar um estilo de vida saudável, com exercícios e alimentação, e fazer esses programas de estimulação cognitiva vão acabar fazendo com que a doença progrida de uma forma mais lenta”, diz a pesquisadora.

A doença

O Alzheimer é a forma mais comum de demência e surge, em maior parte dos casos, em pessoas idosas. A doença tem causa desconhecida, mas é progressiva e, até o momento, não tem cura. Ela age no comprometimento da memória, podendo desencadear os seguintes sintomas:

  • Esquecer de eventos recentes ou informações importantes;
  • Desorientação no tempo e no espaço, não saber que dia, mês ou ano está ou não reconhecer um lugar familiar;
  • Em estágios mais avançados, há dificuldade de comunicação;
  • Problemas de tomada de decisão;
  • Dificuldade de lidar com conceitos abstratos;
  • Mudança de humor e personalidade (irritabilidade e apatia;
  • Perda da iniciativa, falta de motivação para realizar atividades diárias;
  • Em fases mais avançadas, dificuldade de comunicação.

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS