Da Redação Avance News
O período de vazio sanitário da soja ainda está em vigor em todos os estados produtores. No entanto, o produtor do grão semeia outras culturas e, ao mesmo tempo, cuida do solo da lavoura que dará origem à próxima safra da oleaginosa. Por isso, ficar de olho no clima é fundamental.
Acompanhe as condições meteorológicas para as cinco regiões brasileiras deste sábado (29) até a próxima quinta-feira (3).
Sul
O tempo firme se espalha na Região Sul do país. Um ar mais frio deve predominar nos próximos dias com risco de geada na madrugada de sábado no Rio Grande do Sul e pontos mais altos de Santa Catarina.
A tendência é que as temperaturas voltem a subir a partir de segunda-feira (31). Porém, os termômetros voltam a mudar a partir de quinta-feira (3) com a entrada de uma nova frente fria em território gaúcho.
Sudeste
As chuvas na região devem se concentrar somente na faixa litorânea, com um volume variando de 15 mm a 30 mm nos próximos dias.
Em São Paulo, sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, deve predominar um ar mais frio, com mínimas em torno de 12ºC a 14ºC durante o final de semana. O clima não traz risco para geada. No entanto, a tendência é de tempo firme a partir de segunda-feira (31), com as temperaturas voltando a subir gradativamente.
Centro-Oeste
O tempo firme predomina no Centro-Oeste de forma generalizada. A expectativa é de tempo ensolarado e calor ao longo dos próximos dias.
A atenção fica para a baixa umidade relativa no centro-norte da região. Esse cenário, associado a altas temperaturas que podem chegar a 35ºC em Mato Grosso, favorece a ocorrência de queimadas.
Nordeste
Persiste a falta de chuvas no interior do Nordeste. As precipitações serão registradas somente na faixa litorânea, com volumes entre 30 mm e 40 mm nas manchas em azul do mapa acima.
Assim como no Centro-Oeste, é preciso atenção para queimadas no interior da região, visto que as temperaturas máximas devem ultrapassar os 33ºC com umidade relativa do ar abaixo de 30%.
Norte
O tempo firme se espalha pela maior parte da região Norte do país, mas pancadas rápidas e sem grande volume ainda podem ser registradas na faixa norte do Amazonas e de Roraima devido a combinação entre calor e umidade.
No geral, o solo na região armazena uma boa umidade, com exceção dos estados de Tocantins, Acre e Rondônia. Nesses três estados, além da restrição hídrica, a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas (devem passar de 31ºC) potencializam o risco para queimadas.