A combinação entre aumento de preços e retomada do fluxo de clientes tem contribuído para a estabilidade financeira de parte dos negócios
Depois de dois meses em queda, a confiança dos empresários voltou a subir em maio. O setor de serviços foi o principal responsável pela reação, puxado por bares e restaurantes. Com mais gente saindo pra comer, 40% dos empreendedores do setor já conseguiram registrar lucro.
O ICE( Índice de Confiança Empresarial), medido pela FGV( Fundação Getulio Vargas), subiu 0,4 ponto em maio e atingiu 94,8. O resultado interrompe a trajetória de queda iniciada em janeiro, indicando uma retomada na percepção positiva por parte dos empresários.
O índice considera a avaliação de quatro setores econômicos: indústria, comércio, serviços e construção, levando em conta o momento atual e as projeções para os próximos meses.
Entre os segmentos analisados, o setor de serviços apresentou a maior alta, com avanço de 1,5 ponto, chegando a 91,9.
Dentro desse grupo, o ramo de alimentação fora do lar foi um dos que mais contribuíram para o crescimento. A movimentação nos estabelecimentos e a melhora nos indicadores econômicos vêm sustentando a recuperação do setor.
Lucro
De acordo com levantamento da Abrasel( Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 40% dos empresários do ramo informaram ter obtido lucro em maio, resultado que representa um crescimento de dois pontos percentuais em relação a abril.
No mesmo período, o IPCA( Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulou inflação de 7,61% nos 12 meses anteriores para a alimentação fora do domicílio, acima da inflação geral, que foi de 5,53%.
Apesar dos desafios relacionados ao custo elevado de insumos e à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, bares e restaurantes vêm conseguindo repassar parte dos custos aos consumidores.
A combinação entre aumento de preços e retomada do fluxo de clientes tem contribuído para a estabilidade financeira de parte dos negócios.
Semana dos Namorados
O Dia dos Namorados está chegando
Para junho, a expectativa do setor é otimista, impulsionada pela aproximação da Semana dos Namorados. A Abrasel lançou uma cartilha com sugestões para que bares e restaurantes aproveitem o período.
A estratégia é ampliar a comemoração, transformando a data em uma semana de ações promocionais e experiências diferenciadas, com o objetivo de aumentar o faturamento e melhorar as margens de lucro.
Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o setor tem demonstrado capacidade de recuperação, mesmo em um ambiente ainda desafiador.
“O setor tem conseguido se recuperar aos poucos, mesmo diante de desafios. Temos avançado recentemente na recomposição de preços, essencial para equilibrar os custos. O atual cenário de pleno emprego e da própria confiança dos consumidores, também estimulam os empreendedores a investirem em seus negócios”, explicou.
Mesmo com obstáculos no caminho, bares e restaurantes têm aproveitado o aumento na circulação de clientes e o clima de otimismo para retomar o fôlego.
Com lucro voltando para parte dos empreendedores, o setor agora aposta em datas comemorativas e boas estratégias para manter a clientela e continuar crescendo.