Da Redação Avance News
A comercialização da safra 2024/25 de soja no Brasil atingiu 57% da produção estimada até o dia 9 de maio, de acordo com o mais recente relatório da consultoria Safras & Mercado. Os dados indicam que o percentual representa um avanço em relação ao levantamento anterior, divulgado em abril, que marcava 50,7%.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!
No entanto, o ritmo de vendas segue abaixo dos patamares históricos: no mesmo período do ano passado, 64,6% da produção já estava comprometida, enquanto a média dos últimos cinco anos para o período é ainda maior, de 70,3%.
Considerando a estimativa atual de produção de 172,45 milhões de toneladas para a safra 2024/25, já foram comercializadas 97,88 milhões de toneladas. O dado indica uma movimentação mais lenta por parte dos produtores, possivelmente relacionada à volatilidade do mercado internacional, incertezas climáticas e comportamento dos preços, que seguem pressionados em algumas regiões do país.
Comercialização futura de soja também avança
Já no que se refere à safra 2025/26, cuja produção está estimada em 182,57 milhões de toneladas, a comercialização antecipada alcançou 7,9% do total, o equivalente a aproximadamente 14,35 milhões de toneladas. Esse dado representa um avanço expressivo em comparação ao relatório anterior, que indicava apenas 3,7%.
Apesar da evolução positiva, o percentual atual ainda se mantém inferior aos 9,9% observados no mesmo período do ano passado e distante da média histórica para o período, que é de 17,2%. Isso evidencia que, embora haja um ritmo mais acelerado nas últimas semanas, o produtor segue cauteloso nas negociações diante das incertezas do mercado.