Como a jornada do cliente afeta o marketing de relacionamento?
Já expliquei, em outros artigos, que a jornada do cliente envolve todo o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o pós-venda, é muito mais que um simples Raio-x é uma verdadeira Tomografia Computadorizada.
Sendo assim, ela é fundamental para o marketing de relacionamento porque vai mostrar quais as necessidades e expectativas que o consumidor tem em cada uma das etapas do processo de compra.
Na prática, isso significa desenvolver estratégias de marketing voltadas para cada estágio do ciclo de negócios.
Veja um exemplo prático que usa a jornada do cliente
Imagine que você fez o mapeamento da jornada dos seus clientes e descobriu que há maiores chances deles realizarem uma compra se receberem recomendações de pessoas de seu círculo de convivência. Com essa informação você pode investir em ações que envolvam indicações e referências.
Outro exemplo bastante comum: muitos clientes que pesquisam restaurantes, têm dificuldade em encontrar o cardápio no site ou nas redes sociais, o que dificulta a escolha do lugar. Se um concorrente disponibiliza essas informações de maneira simples, ele aumenta muito as chances ser escolhido.
Por isso, entender a jornada do cliente, permite que você descubra um problema e resolva rapidamente. Nesse caso, você poderia criar um cardápio online interativo e fácil de navegar, com fotos, descrições detalhadas e preços atualizados. Uma simples automação no WhatsApp comercial soluciona a questão.
Pense bem, se estamos falando de marketing de relacionamento, a melhor maneira de construir vínculos mais fortes com os clientes é entender quais as suas necessidades, e a jornada do cliente é a estratégia perfeita para isso.
Só assim você poderá oferecer experiências personalizadas e que sejam realmente importantes. Daí para a satisfação do cliente e a fidelização é um pulo.
Com amor,
Raquel