terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosComo melhorar a fertilidade das vacas leiteiras?

Como melhorar a fertilidade das vacas leiteiras?

Da Redação Avance News

Uma variedade de fatores são considerados como causadores de baixa fertilidade em vacas, incluindo fatores de manejo da fazenda, como detecção de estro, controle nutricional e ambiente do celeiro, bem como fatores específicos da vaca, como infecções do trato reprodutivo, distúrbios endócrinos e ovos defeituosos. No entanto, existem casos de baixa fecundidade cuja causa é indeterminada, o que se traduz em perdas económicas. Identificar os fatores associados à baixa fertilidade pode ajudar no desenvolvimento de futuras estratégias efetivas para melhorar o desempenho reprodutivo em fazendas leiteiras.

Embora por muito tempo se pensasse que o útero estava livre de micróbios, os avanços na tecnologia de sequenciamento de última geração revelaram a existência de uma “microbiota uterina”, exclusiva do ambiente uterino. Muitos estudos sobre a microbiota uterina em humanos foram realizados e foi confirmado que a fertilidade varia de acordo com a diversidade da população microbiana uterina.

Esse conhecimento poderia ser estendido aos animais de criação? Para descobrir, Takuya Yagisawa, Chefe de Seção da Associação de Ajuda Mútua Agrícola de Hokkaido, Japão, e Dr. Jumpei Uchiyama, Professor Associado, Universidade de Okayama, Japão, juntamente com suas equipes de pesquisa, colaboraram para investigar a associação entre baixa fertilidade e problemas uterinos. gravidez. microbiota em  vacas leiteiras .

Os resultados revelaram diferenças significativas nos fatores relacionados ao manejo da fazenda (ou seja, estilo de alojamento e manejo da alimentação) nas quatro fazendas. Em particular, enquanto essas diferenças foram correlacionadas com variações na microbiota uterina , não foram observadas diferenças significativas com relação à frequência de IA em relação à concepção e paridade.

Os dados obtidos neste estudo sugerem fortemente que a microbiota uterina muda em relação à fertilidade das vacas. A diversidade microbiana se correlaciona com a frequência de IA até a concepção, e observou-se que o táxon bacteriano Arcobacter aumentou seus índices de composição. Além disso, as associações bacterianas diferiram entre vacas de fertilidade normal e baixa.

No geral, esses achados sugerem que as variações de fazenda para fazenda podem ter uma grande influência na diversidade da microbiota uterina em vacas leiteiras . Além disso, a composição da microbiota uterina muda em relação à fertilidade das vacas.



Fonte: AgroLink

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS