terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeComo saber que está na hora de comprar um novo computador

Como saber que está na hora de comprar um novo computador

Da Redação Avance News

Com o lançamento de novos equipamentos, é preciso ficar atento em relação com a vida útil do seu computador. Afinal, computadores são essenciais, seja para fins pessoais ou profissionais. Assim, ter um dispositivo que já apresenta sinais de que precisa ser trocado pode prejudicar diversas atividades cotidianas ou ainda impedir que profissionais freelancers, por exemplo, trabalhem.

Não seja pego de surpresa com uma máquina que não liga mais de um dia para o outro. Confira algumas dicas para saber que está na hora de se planejar para comprar um novo computador.

Leia mais:

Desempenho

Se o seu computador está lento para iniciar, abrir programas e navegar na web, pode ser o primeiro indício de que está na hora de uma troca. Os computadores mais novos são significativamente rápidos e podem tornar suas tarefas diárias muito mais fáceis.

Claro, lentidão pode ser resolvida de diversas maneiras, com a troca de um HDD para um SSD e um upgrade de memória RAM. Porém, às vezes o investimento que você fará em um dispositivo antigo não será o suficiente se o restante não acompanhar o aumento de velocidade. Ou seja, cuidado para não desperdiçar tempo e dinheiro com medidas paliativas!

Hardware no dia a dia

Com o tempo e a constante evolução da tecnologia, é natural que os softwares fiquem mais pesados e ultrapassem o que o sistema do seu computador suporta. Nesse sentido, não há muito o que se fazer: você precisa de uma máquina nova que rode o sistema operacional mais recente.

Por isso, em determinado momento, pode acontecer do equipamento não conseguir mais rodar alguns programas como, por exemplo, o Photoshop voltado para edição de imagens em geral e o Ilustrator. Assim, o ideal é buscar um computador que atenda as suas demandas diárias, profissionais e pessoais.

Estado de conservação

Um fator importante que pode indicar uma troca de computador mais imediata é o estado de conservação da máquina. Afinal, trabalhar com um notebook, por exemplo, que esteja com a tela danificada é praticamente impossível, o ainda que o teclado e touchpad já não funcionem corretamente. Novamente, trocar peças de um notebook antigo pode parecer uma solução mais barata e até podem prolongar a vida útil da máquina, mas, no final das contas, você acabará desperdiçando tempo e dinheiro, já que a troca de computador será inevitável em questão de meses, talvez.

Na hora da troca do computador é preciso pensar em quais tipos de trabalho pretende usar a máquina, para fazer a escolha certa. (Imagem: Pexels)

Preço

Os preços dos computadores estão em constante queda, então você pode encontrar um bom negócio para adquirir um novo computador. Se o seu dispositivo atual continua funcionando relativamente bem, você pode esperar até que os preços dos novos computadores caiam antes de comprar um novo.

No geral, a melhor hora para trocar de computador é quando ele não atende mais às suas necessidades, mas, com as dicas acima, você pôde se planejar para comprar um novo. Se o seu computador está lento, não tem as especificações necessárias para executar os programas que você usa, não está rodando o software mais recente ou apresenta defeitos, pode ser hora de uma troca.

Aqui estão algumas dicas para escolher um novo computador:

  • Considere suas necessidades. Quais são as tarefas que você realizará no computador? Você planeja usar programas pesados e jogos? Ou somente navegar pela internet e usar o pacote Office?
  • Defina um orçamento. Quanto você está disposto ou consegue gastar em um novo computador?
  • Faça sua pesquisa. Leia avaliações e reviews de diferentes modelos de computadores antes de realizar uma compra.
  • Considere comprar um computador pré-montado ou montar seu próprio computador desktop se você não necessita de portabilidade. Se você já tem os principais periféricos (monitor, mouse e teclado), quase sempre essa será a opção mais barata.
  • Cuidado com economias “porcas”. Às vezes economizar um pouquinho pode fazer uma diferença gigantesca a longo prazo. Então, um upgrade de CPU ou GPU por R$ 200 ou R$ 300 geralmente vale muito a pena!
  • Você não precisa de tudo de uma vez. Seja em um PC desktop ou em um notebook, características como armazenamento e memória RAM são muito importantes, mas são peças que sempre podem ser trocadas posteriormente. Então, você ainda pode optar por baratear o custo inicial da máquina escolhendo menos armazenamento e, por exemplo, 8G GB de RAM em vez de 16 GB logo de cara.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS