A identidade visual única da Justiça do Trabalho foi instituída com o objetivo de unificar e de consolidar a imagem institucional, bem como de facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente aos cidadãos brasileiros.
A identidade visual única da Justiça do Trabalho foi instituída com o objetivo de unificar e de consolidar a imagem institucional, bem como de facilitar a utilização dos serviços oferecidos virtualmente aos cidadãos brasileiros. Instituída por meio da Resolução 243 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a proposta abrange uma marca única e a padronização da exibição dos conteúdos nas páginas iniciais dos portais.
Unindo os conceitos de abrangência nacional, modernidade e foco no ser humano, a nova marca da Justiça do Trabalho busca evidenciar a unidade dos órgãos que a compõem e possibilitar rápido reconhecimento pela população. O desenho utiliza cores e formas que expressam valores e princípios da Justiça do Trabalho, em especial o ser humano, cujo trabalho dignifica sua existência e deve ser resguardado.
A padronização da exibição dos conteúdos nas páginas iniciais dos portais, por sua vez, é fruto de extensas pesquisas, que envolveram estudos sobre arquitetura da informação, levantamento de determinações legais de acessibilidade e transparência, verificação de conteúdos mais acessados nos portais existentes e adequação de ferramentas de busca.
Os Tribunais Regionais do Trabalho terão apoio da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho para adequação dos modelos.
Fonte: TST