segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeAgronegóciosCondições climáticas na Rússia e Ucrânia em alerta

Condições climáticas na Rússia e Ucrânia em alerta

Da Redação Avance News

A chuva em toda a Rússia reforçou com sucesso a umidade do solo, favorecendo assim os estágios reprodutivos e de enchimento do trigo de inverno, de acordo com um recente Boletim de colheita do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Essas condições climáticas contrastam fortemente com as observadas na Ucrânia e regiões próximas, onde céus claros e ensolarados favoreceram predominantemente a maturação de grãos e oleaginosas de inverno. 

A Rússia Ocidental registrou totais de chuva variando de 10 a 80 mm, com acumulados significativos – de até 50 mm ou mais – observados em áreas cruciais de produção de trigo de inverno, como os distritos do sul e do norte do Cáucaso. Consequentemente, essas áreas continuam apresentando condições boas a excelentes para o crescimento do trigo de inverno.

No entanto, o boletim também destaca o surgimento de condições angustiantes em outras partes da região. O tempo cada vez mais seco na Ucrânia, Moldávia e Bielo-Rússia traz preocupações no curto prazo com a seca nas terras de cultivo. 

Essa mudança nas condições, embora benéfica para grãos de inverno e oleaginosas perto da costa do Mar Negro, não é tão favorável para outras regiões. Além disso, no distrito de Volga, na Rússia, a seca crescente e as temperaturas acima da média (5-8°C acima do normal, com máximas chegando a 30°C) levaram a perdas significativas de umidade do solo. 

Essas condições adversas estão tendo um impacto negativo na cevada de primavera em estádio vegetativo, o que pode levar a uma diminuição no rendimento da colheita na região.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
 



Fonte: AgroLink

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS