A voz ao telefone em 1966 era rouca e abrupta: “Você quer o Chevy, o Cadillac ou o Rolls Royce?”. Um aborto Chevy custaria cerca de US$ 200, dinheiro em mãos, explicou a voz. Um Cadillac custava cerca de US$ 500 e o Rolls Royce, US$ 1 mil.
“Você não pode pagar mais do que o Chevy? Tudo bem”, a voz rosnou. “Vá para este endereço neste horário. Não se atrase e não se esqueça do dinheiro”. A voz desapareceu.
Dorie Barron, que apareceu em um recente documentário da HBO, disse à CNN que se lembra de olhar fixamente para o telefone em sua mão, assustada com o súbito silêncio. Então ela se deu conta: ela acabara de agendar um aborto ilegal com a máfia de Chicago.
“De repente eles se foram”
O motel para o qual Barron foi enviada ficava em uma parte desconhecida de Chicago, um assustador “meio do nada”, disse ela. Pediram para ela ir a um quarto específico, sentar na cama e esperar. De repente, três homens e uma mulher entraram pela porta.
“Fiquei petrificada. Eles falaram três frases para mim o tempo todo: ‘Onde está o dinheiro?’, ‘Deite-se e faça o que eu digo’. E, finalmente, ‘Entre no banheiro’”, quando o aborto acabou, disse Barron. “Então, de repente, eles se foram”.
Sangrando profusamente, Barron conseguiu encontrar um táxi para levá-la para casa. Quando o sangramento não parou, sua mãe acamada a fez ir ao hospital.
Aos 24 anos, Barron cuidava de sua mãe doente e de sua filha de 2 anos quando descobriu que estava grávida. O namorado dela, que não tinha emprego e morava com os pais, “enlouqueceu”, contou Barron. O namorado sugeriu que ela fizesse um aborto. Ela nunca havia considerado essa opção.
“Mas o que eu deveria fazer? Minha mãe cuidava da minha filha enquanto eu trabalhava – elas liam e jogavam até eu chegar em casa”, lembra Barron. “Como nós iriamos lidar com um bebê?”.
“Olhando para trás, percebo que estava colocando minha vida em perigo”, disse Barron, agora uma avó de 81 anos. “Até hoje me dá calafrios. Se eu tivesse morrido, o que diabos teria acontecido com minha mãe e minha filha?”.
Poucos direitos para as mulheres
As mulheres na década de 1960 sofreram restrições relativamente desconhecidas para as mulheres de hoje. O chamado “sexo frágil” não podia servir em júris e muitas vezes não conseguia uma educação da Ivy League. As mulheres ganhavam cerca de metade do que um homem fazendo o mesmo trabalho e raramente eram promovidas.
As mulheres não podiam obter um cartão de crédito a menos que fossem casadas – e somente se o marido assinasse. O mesmo se aplica ao controle de natalidade – apenas as casadas podiam se aplicar. Mulheres mais experientes compartilharam uma solução alternativa com as não iniciadas: “Vá a Woolworth, compre uma aliança barata e use-a na consulta médica. E não se esqueça de sorrir”.
O estupro conjugal não era legalmente considerado estupro. E, claro, as mulheres não tinham o direito legal de interromper a gravidez até que quatro estados – Alasca, Havaí, Nova York e Washington – legalizaram o aborto em 1970, três anos antes de Roe vs. Wade se tornar a lei do país.
Illinois não tinha essa proteção, disse Heather Booth, uma ativista feminista e estrategista política de longa data: “Três pessoas discutindo sobre fazer um aborto em Chicago em 1965 foi uma conspiração para cometer um homicídio culposo”.
Apesar desse perigo, um grupo corajoso de mulheres jovens – a maioria na casa dos 20 anos, algumas na faculdade, algumas casadas e com filhos – se uniram em Chicago para criar uma rede clandestina de aborto. O grupo foi oficialmente criado em 1969 como o “Serviço de Aconselhamento Abortivo para a Libertação das Mulheres”.
Mas depois de publicar anúncios em um jornal do metro: “Grávida? Não quer? Ligue para Jane”, cada membro do grupo atendia o telefone como “Jane”.
“Éramos coconspiradores das mulheres que nos telefonavam”, disse Laura Kaplan, de 75 anos, que publicou um livro sobre o serviço em 1997, intitulado “A história de Jane: o lendário serviço feminista de aborto clandestino”.
“Nós protegeremos você; esperamos que você nos proteja”, disse Kaplan. “Nós cuidaremos de você; esperamos que você cuide de nós”.
O que começou como encaminhamentos para provedores legítimos de aborto mudou para serviço personalizado quando alguns membros do Jane aprenderam a fazer abortos com segurança. Entre o final dos anos 1960 e 1973, o ano em que a Suprema Corte decidiu sobre o caso Roe vs. Wade, Jane havia organizado ou realizado mais de 11 mil abortos.
“Nossa cultura está sempre em busca de heróis”, disse Kaplan. “Mas você não precisa ser um herói para fazer coisas extraordinárias. Jane era apenas pessoas comuns trabalhando juntas – e veja o que poderíamos realizar, o que é incrível, certo?”.
Mesmo depois que vários membros foram capturados e presos, o grupo continuou a fazer abortos para mulheres pobres demais para viajar para os estados onde o aborto foi legalizado.
“Eu rezei muito. Eu não queria ir para a cadeia”, disse Marie Learner, de 80 anos, que permitia que os Janes fizessem abortos em seu apartamento.
“Alguns de nós tinham filhos pequenos. Alguns eram o único ganha-pão em casa”, disse Learner. “Foi destemor diante de probabilidades esmagadoras”.
Fazer um aborto como se fosse 1965
A história de Jane foi imortalizada no livro de Kaplan, vários artigos impressos, um filme de 2022, “Call Jane”, estrelado por Elizabeth Banks e Sigourney Weaver, e um documentário na HBO (que, assim como a CNN, é propriedade da Warner Bros. Discovery).
Hoje, o conto histórico de Jane assumiu um novo significado. Após a reversão de Roe vs. Wade pela Suprema Corte em 2022 e a aquisição da Câmara dos Representantes dos EUA pelos republicanos, legisladores e juízes conservadores encorajados agiram de acordo com suas crenças antiaborto.
Atualmente, mais de uma dúzia de estados proibiram ou impuseram severas restrições ao aborto. A Geórgia proibiu o aborto após seis semanas, embora as mulheres normalmente não saibam que estão grávidas até essa fase.
Em meados de abril, o governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei que proibiria a maioria dos abortos após seis semanas. Não entrará em vigor até que a Suprema Corte do estado anule seu precedente anterior sobre o aborto.
Vários outros estados estão considerando uma legislação semelhante. Em outros estados, batalhas judiciais estão em andamento para proteger o acesso ao aborto.
“É uma situação horrível agora. As pessoas serão prejudicadas, algumas podem até morrer”, disse Booth, que ajudou a criar o movimento Jane enquanto estava na faculdade.
“Mulheres sem apoio familiar, sem as informações de que precisam, podem ficar isoladas e se machucar tentando interromper uma gravidez indesejada ou serão prejudicadas porque procuraram um provedor sem escrúpulos e ilegal”, disse Booth, agora com 77 anos.
Hoje tem aborto medicamentoso
Uma diferença fundamental entre os anos 60 e hoje é o aborto medicamentoso, que 54% das pessoas nos Estados Unidos usaram para interromper uma gravidez em 2022.
Disponível por receita e pelo correio, o uso dos medicamentos é duplo: uma pessoa toma um primeira pílula, mifepristona, para bloquear o hormônio necessário para a continuação da gravidez. Um ou dois dias depois, a paciente toma um segundo medicamento, o misoprostol, que faz com que o útero se contraia, criando as cólicas e o sangramento do trabalho de parto.
No início de abril, um juiz do Texas, o juiz distrital dos EUA, Matthew Kacsmaryk, – um nomeado de Trump que tem falado sobre sua postura antiaborto – suspendeu a aprovação do mifepristona pela Food and Drug Administration dos EUA, apesar de 23 anos de dados mostrando que o medicamento é seguro para uso, mais seguro até do que a penicilina ou o Viagra.
Na sexta-feira (21), a Suprema Corte congelou a decisão e uma decisão subsequente do Tribunal de Apelações do Quinto Circuito dos EUA a pedido do Departamento de Justiça e do fabricante do medicamento. A ação permite o acesso ao mifepristona em estados onde é legalizado até que os recursos sejam lançados nos próximos meses.
No entanto, 15 estados atualmente restringem o acesso ao aborto medicamentoso, mesmo por correio.
As ações de ativistas antiaborto, que foram acusadas de “julgar compras” para obter as decisões que desejam, é “um ataque sem precedentes à democracia destinado a minar a vontade da grande maioria dos americanos que deseja que esta pílula – mifepristona – permaneça legal e disponível”, disse Heather Booth à CNN.
“Esta é mais uma arma dos tribunais para promover descaradamente o objetivo final de proibir totalmente o aborto”, acrescentou ela.
Se as mulheres de sua época pudessem ter acesso a medicamentos que pudessem ser usados com segurança em suas casas, elas não seriam forçadas a arriscar suas vidas, disse Dorie Barron, pensando em seu próprio aborto terrível em um motel assombroso de Chicago.
“Estou deprimida como o inferno, vendo homens estúpidos e indiferentes controlando e destruindo a vida das mulheres novamente”, disse ela. “Eu realmente temo que, em breve, fazer um aborto possa ser como em 1965”.
Conhecimento é poder
A estudante universitária de Chicago, Heather Booth, havia acabado de terminar um verão trabalhando com ativistas dos direitos civis no Mississippi, quando ela foi convidada a ajudar com um tipo diferente de injustiça.
Uma garota em outro dormitório estava pensando em suicídio porque estava grávida. Booth, que se destacou tanto em organização quanto em ousadia, encontrou um médico local e negociou um aborto para a menina. A notícia se espalhou rapidamente.
“Havia cerca de 100 mulheres pedindo ajuda por semana, muito mais do que uma pessoa poderia lidar”, disse Booth. “Recrutei cerca de 12 outras pessoas e comecei a treiná-las para fazer o aconselhamento”.
Aconselhamento foi uma parte fundamental do novo serviço. Era uma época em que as pessoas “mal falavam sobre sexo, como o corpo das mulheres funcionava ou mesmo como as pessoas engravidavam”, disse Booth. Para ajudar cada mulher a entender o que iria acontecer com elas, Booth questionou o provedor de aborto sobre todos os aspectos do procedimento.
“O que você faz com antecedência? Será doloroso? Quão doloroso? Você pode andar depois? Você precisa de alguém para estar com você para levá-lo para casa? As perguntas continuaram: “Que quantidade de sangramento é esperada e uma mulher pode lidar com isso sozinha? Se houver um problema, há um número de urgência para o qual possam ligar?”.
Munidos de detalhes que poucos ou nenhum médico forneceram, os conselheiros de Jane puderam informar completamente cada pessoa que ligasse sobre a experiência do aborto. O grupo até publicou um panfleto descrevendo o procedimento, muito antes do livro inovador de 1970, “Our Bodies, Ourselves”, começar a educar as mulheres sobre sua sexualidade e saúde.
“Eu particularmente não gosto de médicos porque sempre me sinto insatisfeita com a experiência”, disse Marie Learner, que conversou com muitas das mulheres que fizeram aborto em sua casa.
“Mas depois do aborto de Jane, as mulheres me disseram: ‘Uau, essa foi a melhor experiência que já tive com pessoas me ajudando com um problema médico’”.
Eileen Smith, agora com 73 anos, era uma dessas mulheres. “Jane fez você se sentir parte de um quadro maior, como se estivéssemos todos juntos nisso”, disse ela. “Eles me ajudaram a fazer essa coisa ilegal e depois ligaram para se certificar de que estou bem? Uau!”.
“Para mim, ajudou a combater a sensação de que eu era uma pessoa má, que ‘o que há de errado comigo? Por que eu engravidei? Eu deveria conhecer melhor a voz na minha cabeça’”, disse Smith. “Foi impagável”.
Respeitando a escolha de cada mulher
Muitas das mulheres que se juntaram a Jane nunca haviam experimentado um aborto. Algumas viam o trabalho como político, uma parte do crescente movimento feminista. Outras consideraram o serviço simplesmente como assistência médica humanitária. Todas viam no trabalho uma oportunidade de respeitar a escolha de cada mulher.
“Eu era uma dona de casa com quatro filhos”, disse Martha Scott, que agora está na casa dos 80 anos. “Sabíamos que a mulher precisava sentir que estava no controle do que estava acontecendo com ela. Estávamos fazendo acontecer para ela, mas não era sobre nós. Era sobre ela”.
Alguns voluntários, como Dorie Barron, experimentaram a diferença do grupo Jane em primeira mão quando ela engravidou alguns anos depois de seu aborto nas mãos da máfia.
“Foi uma reversão total de 100% – nunca havia experimentado tamanha bondade”, disse Barron. Uma das pessoas de Jane não apenas segurou a mão de cada mulher e explicou cada etapa do processo.
“Eles deram a cada uma de nós um suprimento gigante de absorventes para maternidade e um bom punhado de antibióticos”, disse ela. “E na semana seguinte, recebi um telefonema todos os dias para saber como eu estava”.
Barron logo começou a se voluntariar para Jane, fornecendo testes de gravidez para mulheres nos fundos de uma igreja no Hyde Park de Chicago.
“Não existe apenas aborto”, explicou Barron. “Também dissemos: ‘Você pode considerar a adoção’ e demos indicações de adoção. E se a mulher quisesse continuar com a gravidez, dizíamos: ‘Tudo bem, por favor, por tudo que é sagrado, certifique-se de fazer o pré-natal, tomar suas vitaminas e comer o melhor que puder’. Eram mulheres ajudando mulheres com o que precisassem”.
A maioria das mulheres que contataram Jane não conseguia se sustentar, viviam em relacionamentos prejudiciais ou já tinham filhos em casa, então o serviço foi uma forma de “ajudá-las a voltar aos trilhos”, disse Smith, que, como Barron, havia começado a trabalhar para Jane após seu aborto.
“Estávamos dizendo a elas: ‘Isso não é o fim do mundo. Você pode deixar seu namorado ou seu marido ou continuar apenas cuidando dos filhos que tem’. Estávamos lá para ajudá-los a superar isso”, disse Smith, que mais tarde se tornou enfermeira domiciliar.
Diane Stevens diz que veio trabalhar para Jane depois de fazer um aborto em 1968, aos 19 anos. Ela morava na Califórnia na época, que oferecia “abortos terapêuticos” se aprovados com antecedência pelos médicos.
“Meu método contraceptivo falhou e fui orientada pela Planned Parenthood sobre como fazer isso”, disse Stevens, agora com 74 anos. “Tive que consultar dois psiquiatras e um médico e dizer a eles que não era capaz de passar por com a gravidez porque seria um perigo para minha saúde física e mental”.
“Fui internada na ala psiquiátrica, embora realmente não soubesse disso – pensei que estava apenas em uma cama de hospital. Mas, não, ‘eu estava mentalmente doente’, então foi aí que eles me internaram”, disse Stevens, que mais tarde foi para a escola de enfermagem com Smith. “Então eles me levaram para o aborto. Fiz anestesia geral, fiquei dois dias lá e depois tive alta. Isso não é loucura?”.
Sakinah Ahad Shannon, agora com 75 anos, foi uma das poucas mulheres negras que se ofereceu como conselheira em Jane. Ela ingressou depois de acompanhar uma amiga que pagou apenas US$ 50 por seu aborto. Naquela época, os honorários de Jane variavam entre US$ 1 e US$ 100, com base no que a mulher podia pagar, disse Shannon.
“Quando entrei, disse: ‘Oh meu Deus, lá vamos nós de novo. É uma sala de mulheres brancas, arcanjos que vão salvar o mundo’”, disse Shannon, assistente social e membro do Congresso de Igualdade Racial, um grupo interracial de ativistas não violentos que foi pioneiro em “Passeios pela Liberdade” e ajudou a organizar a Marcha sobre Washington em 1963.
O que ela ouviu e viu na sessão de aconselhamento de sua amiga foi tão impressionante que “mudou minha vida”, disse Shannon. Mais tarde, ela e sua família abriram e operaram três clínicas de aborto em Chicago por mais de 25 anos, todas usando a filosofia Jane de comunicação e respeito.
“Foi uma experiência profundamente incrível para mim”, disse ela. “Eu chamo as Janes de minhas irmãs. A cor da pele não importava. Estávamos todos correndo o mesmo risco”.
Podemos cuidar de nós mesmas
Não demorou muito para que as mulheres descobrissem que um “médico” realizando abortos para Jane estava mentindo sobre suas credenciais. Não havia diploma de médico – no documentário da HBO, ele admitiu que aperfeiçoou suas habilidades ajudando um provedor de aborto.
O grupo implodiu. Vários membros desistiram horrorizados e consternados. Para as mulheres que ficaram, foi uma epifania, disse Martha Scott. Como ela, vários dos Janes vinham ajudando esse falso médico há anos, aprendendo os procedimentos passo a passo.
“Você aprenderia como inserir um espéculo, depois como limpar a vagina por um anti-séptico, depois como dar injeções de anestesia ao redor do colo do útero e, por fim, como dilatar o colo do útero. Você aprendia e dominava cada etapa antes de passar para a próxima”, disse Laura Kaplan, que narrou o procedimento em seu livro.
Até agora, vários dos Janes eram bastante experientes e dispostos a fazer o trabalho. Por que não realizar os abortos eles mesmos?
“Claramente, essa era uma responsabilidade intensa”, disse Judith Arcana, que era uma professora de ensino médio que se juntou a Jane em 1970, aos 27 anos. Ela começou seu treinamento ajudando mulheres que estavam com quatro ou cinco meses de gravidez.
“Lembre-se, o aborto era ilegal (em Illinois), então uma mulher poderia levar semanas para encontrar ajuda”, disse Arcana, agora com 80 anos. “Frequentemente, as mulheres que queriam um aborto com 8 ou 10 semanas acabavam com 16 ou 18 semanas ou mais quando encontravam Jane”.
O aborto pode acontecer rapidamente, mas raramente acontece, disse ela. Geralmente levava de um a dois dias.
“As mulheres que não tinham ninguém para ajudá-las voltavam quando as contrações começavam”, disse Arcana. “Uma das minhas memórias mais fortes é de uma adolescente que tinha uma consulta para abortar no chão da minha sala”.
O grupo também pagou a duas Janes para morar em um apartamento e ficar de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar mulheres que não tinham ninguém a abortar em casa, disse Arcana, educadora, autora e poetisa. “Mas muitas mulheres cuidaram disso sozinhas, de maneiras incríveis, impressionantes e poderosas”, disse ela.
Qualquer mulher que tivesse preocupações ou dúvidas durante o aborto sozinha sempre poderia ligar para Jane para obter conselhos a qualquer hora do dia ou da noite.
“As pessoas ligavam em pânico: ‘O sangramento não para’”, lembrou Smith. “Eu dizia a elas: ‘Pegue um pouco de gelo, coloque na barriga, eleve as pernas, relaxe’. E elas diziam ‘Oh meu Deus, obrigado!’, porque estavam com tanto medo”.
Para as mulheres que estavam no primeiro trimestre, Jane oferecia abortos tradicionais – a mesma dilatação e curetagem usadas pelos hospitais naquela época e hoje, disse Scott, que realizou muitos dos abortos para Jane. Mais tarde, o grupo usou a aspiração a vácuo, que terminava em apenas cinco a 10 minutos.
“A aspiração a vácuo foi muito mais fácil de fazer e acho que é menos difícil para a mulher”, disse Scott. “O aborto é exatamente como qualquer outro procedimento médico. É a decisão que é um problema – o fazer é muito direto. Isso era algo que uma pessoa competente e treinada poderia fazer”.
Pego, mas não desfeito
Era 3 de maio de 1972. Judith Arcana era a motorista naquele dia, responsável por realocar as mulheres que esperavam no que se chamava “a frente” para um apartamento ou casa separada onde eram feitos os abortos, conhecido como “o lugar”.
Nesse dia, uma quarta-feira, o “lugar” era um apartamento alto na South Shore. Arcana estava acompanhando uma mulher que havia feito o aborto quando foram paradas pela polícia no elevador.
“Eles nos perguntaram: ‘De que apartamento você saiu?’ E a pobre mulher começou a chorar e deixou escapar o número do apartamento”, disse Arcana. “Eles me levaram para baixo, me algemaram e me prenderam a um gancho de aço dentro da van da polícia”.
Dentro do apartamento no 11º andar, Martha Scott disse que estava arrumando o quarto para o próximo aborto quando ouviu uma batida na porta, seguida de gritos: “Você não pode entrar!”.
“Fechei a porta do quarto e a tranquei”, disse Scott, depois escondeu os instrumentos e sentou-se na cama para esperar. Não demorou muito até que um policial arrombou a porta e a fez se juntar às outras mulheres na sala de estar.
“Contamos uma piada sobre como os policiais entraram, viram todas essas mulheres e disseram: ‘Onde está o aborteiro?’ Sabe, presumindo que seria um homem”, disse Scott.
No final do dia, sete membros do Jane estavam atrás das grades: Martha Scott, Diane Stevens, Judy Arcana, Jeanne Galatzer-Levy, Abby Pariser, Sheila Smith e Madeleine Schwenk. De repente, o que havia sido um esforço clandestino por anos virou manchete de primeira página.
“Se não tivéssemos sido presas, acho que ninguém jamais saberia sobre Jane além das mulheres a quem servimos”, disse Scott.
Uma reunião de emergência do Jane foi convocada. A participação foi massiva – até mesmo mulheres que não atuavam há meses compareceram, ansiosas para saber a extensão da investigação policial, segundo as mulheres com quem a CNN conversou.
Apesar do medo e da preocupação generalizados, o grupo imediatamente começou a fazer planos alternativos para as mulheres agendadas para abortos com Jane nos próximos dias ou semanas. O grupo até pagou pelo transporte para outras cidades onde o aborto já havia sido legalizado, disseram.
Os noticiários dos dias seguintes deram mais detalhes sobre a apreensão: Não houve uma investigação ampla por parte da polícia. Foi um único incidente, desencadeado por uma ligação de uma cunhada que estava chateada com a decisão de sua parente de fazer um aborto, disseram eles.
“Não demorou muito depois que eu fui presa para que voltasse a trabalhar por alguns meses”, disse Scott, uma das poucas totalmente treinadas para fazer abortos.
“Gosto de pensar que fui um bom soldado”, disse Scott. “Gosto de pensar que fez diferença não apenas para um monte de gente, mas também para nós mesmos. Isso nos deu uma sensação de poder que vem quando você faz algo que é difícil de fazer, mas é também certo”.
À medida que a paranoia diminuía, as mulheres começaram a voltar a trabalhar na Jane, determinadas a continuar.
“Depois da apreensão, tivemos uma reunião e fomos informadas de que ‘todo mundo precisa começar a ajudar e aprender a fazer abortos’. “Mas você sentia que realmente não tinha muita escolha. Tínhamos que manter o serviço funcionando”.
Resgatadas por “Jane Roe”
A audiência preliminar para as sete presas foi em agosto. Várias das mulheres no apartamento que esperavam por abortos no dia da prisão de repente desenvolveram amnésia e se recusaram a testemunhar. De acordo com o livro de Kaplan, uma das mulheres disse mais tarde: “Os policiais tentaram me forçar, mas foda-se. Eu não ia dedurar você”.
Não importava. Cada Jane foi acusada de 11 abortos e conspiração para cometer aborto, com uma possível sentença de até 110 anos de prisão.
Enquanto esperavam pelo julgamento, a advogada das sete, Jo-Anne Wolfson, adotou táticas de adiamento, disse Kaplan. Um caso representando uma mulher do Texas, citada como “Jane Roe” para proteger sua privacidade, estava sendo considerado pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Se a Corte decidisse a favor de Roe, o caso contra as Janes poderia ser arquivado.
Isso é exatamente o que aconteceu. Em 9 de março de 1973, três meses após a Suprema Corte ter legalizado o aborto nos Estados Unidos, o caso contra as sete mulheres foi arquivado e seus registros de prisão foram apagados.
Mais tarde naquela primavera, a maioria dos Janes, esgotados pela intensidade do trabalho nos últimos anos, votou pelo fechamento da loja. O fim do grupo Jane foi realizado com uma festa em 20 de maio. De acordo com o livro de Kaplan, o convite dizia:
“Você está cordialmente convidado a participar do primeiro, último e único Curette Caper; a Grande Final do Serviço de Aconselhamento sobre Aborto. RSVP: Ligue para Jane”.
Epílogo
Hoje, a maioria dos membros sobreviventes do Jane estão na casa dos 70 e 80 anos, chocadas, mas de alguma forma não surpresas com as ações dos oponentes do aborto.
“Este é um país de políticos mal-educados que não sabem nada sobre o corpo das mulheres, nem se importam”, disse Dorie Barron. “Levará gerações até começar a desfazer o dano devastador aos direitos das mulheres”.
Enquanto isso, as mulheres devem pesquisar todas as opções disponíveis, manter essa informação confidencial, buscar apoio de grupos que trabalham pelo direito ao aborto e “compartilhar sua educação com o maior número possível de mulheres”, acrescentou Barron.
À medida que mais e mais liberdades reprodutivas foram revertidas no ano passado, muitas das Janes estão com raiva e temerosas pelo futuro.
“Esta é a decisão mais íntima de nossas vidas – quando, se e com quem teremos um filho. Todos devem ter a capacidade de tomar decisões sobre nossas próprias vidas, corpos e futuros sem interferência política”, disse Heather Booth, que passou sua vida depois de deixar o grupo Jane lutando pelos direitos civis e das mulheres.
“Precisamos nos organizar, levantar nossas vozes e nossos votos, e derrubar esse atentado contra nossa liberdade e nossas vidas. Eu vi que quando agimos e nos organizamos podemos mudar o mundo”.