Com a proximidade do Festival do Verão 2024 a expectativa do transacção aumenta tendo em vista o sucesso que foi a última edição, que aconteceu em fevereiro/2023. Empreendedores, empresários, feirantes e comerciantes locais comentam sobre o impacto positivo do festival em seus negócios. O evento acontecerá na próxima semana nos dias 01 a 04 de fevereiro mas já conta com retorno financeiro em diversos segmentos.
De consonância com o prefeito, Dr. Manoel Loureiro, o evento foi elaborado para ser um atrativo para a família diamantinense em todos os aspectos e fomentar a economia lugar e geração de renda.
“No ano pretérito, além de fomentar a interação social, o esporte e a cultura, o evento também estimulou o transacção. Neste ano não será dissemelhante, temos o olhar voltado a economia que também é de extrema valor para nossa cidade.”
Ele ainda complementou: “Veremos pessoas vindo de fora para se hospedar, prestadores de serviço comprando insumos cá na cidade, pessoas comprando roupas, acessórios, marcando horário nos serviços do transacção, restaurantes atendendo turistas e muito mais, esses pequenos exemplos mostram porquê um evento tem o impacto positivo no transacção.”
A mercante no ramo de bebidas há 7 anos, Michele Gaspar, contou que sua renda é gerada 100% dos eventos realizados no município e porquê a frequência das festividades contribui para o prolongamento do seu negócio.
“A economia gira na nossa cidade, pois até os feirantes que atendem no festival compram seus insumos cá em Diamantino, gerando ainda mais um impacto positivo financeiro para grande segmento dos negócios. Minha renda familiar é gerada 100% por meio dos eventos que acontecem no município e posso manifestar que atualmente podemos racontar com a frequência das festividades e isso nos traz segurança para investir ainda mais em nosso negócio.”
A empreendedora na superfície da venustidade, Diandra Luiza, mudou recentemente para o município, mas acompanhou o Festival de Verão em 2023 pelas redes sociais. A esteticista falou sobre a divulgação do evento que contribuiu para o alcance de mais clientes.
“A Prefeitura de Diamantino tem esse desvelo e preocupação em trazer novos eventos para incentivar a economia criativa, assim gerando renda. Com isso pude aproveitar o impacto que o Festival de Verão tem na região para propalar meu trabalho de designer de cílios e sobrancelhas. Em menos de três dias já consegui fechar atendimentos e atrair mais pessoas para saber meu trabalho. Eu só tenho a agradecer a gestão pelo olhar voltado a nós empreendedores.”
A empresária no ramo de hotelaria há 6 anos, Fernanda Machado, reforçou o impacto positivo que o festival tem no setor.
“Devido ao nosso público ser do turismo de negócios, temos uma subida taxa de ocupação durante a semana e com os eventos conseguimos louvar nossa taxa de ocupação também aos finais de semana, dessa forma para nós os eventos que acontecem na cidade tem um impacto muito positivo. Atingindo além das pessoas que vem para participar, mas também quem vem para trabalhar, fornecer alguma coisa para o evento.”
Ela ainda completou: “Os eventos que são promovidos em nossa cidade contribuem para o prolongamento e exórdio de muitos negócios, porquê podemos notar na superfície gastronômica que no último ano teve um prolongamento com novos negócios sendo abertos em nosso município.”
Com um delivery de hambúrgueres há 3 anos, Isabela Egydio, comentou sobre a participação do negócio nas festividades onde chegou em um dia vender mais de 200 hambúrgueres.
“Será a terceira vez que participamos dos eventos da prefeitura e sempre se torna uma experiência memorável, durante as festividades trabalhamos com um estoque superior e mesmo assim tem dias que chega a perfazer antes de finalizar o horário do evento. É um momento onde nossas vendas aumentam significativamente e nosso trabalho é visto por mais pessoas em um pequeno período de tempo. É sempre um motivo de comemoração quando acontecem os eventos.”
A empreendedora há 4 anos no ramo da estética, Mariely Amabily, compartilhou com exaltação o aumento nos atendimentos provenientes do sucesso gerado pelo Festival de Verão de Diamantino.
“A minha expectativa para o Festival de Verão 2024 é grande, tendo em vista a edição anterior, a procura pelo meu trabalho aumenta e chego a estender meus horários de atendimento. Geralmente trabalho por 4 horas e durante as festividades é necessário terebrar agenda para os três períodos do dia devido a subida demandas de clientes.”
Todos os feirantes cadastrados para o Festival de Verão 2024, contarão com uma terreiro de sustento montada mormente para as vendas, onde cada mercante terá um espaço reservado.
Manadeira: Prefeitura de Diamantino MT