terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeÚltimas NotíciasConselho de Segurança da ONU não faz paz, faz guerra, afirma Lula...

Conselho de Segurança da ONU não faz paz, faz guerra, afirma Lula em Angola

Neste sábado (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou sua viagem a Angola com críticas ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Para o petista, o órgão, que “deveria ser de segurança, faz a guerra sem conversar com ninguém”.

Composto por 15 países, o Conselho tem como principal atribuição a manutenção da segurança e da paz a nível internacional, além de atuar na resolução de conflitos entre nações.

Lula fez críticas ao fato de que a Rússia, os Estados Unidos, a França e a Inglaterra “invadem” outros territórios sem o aval da entidade. Os quatro citados são membros permanentes, ao lado da China, que não foi mencionada nas críticas do presidente.

Ainda integram o órgão, Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. Esses países, porém, estão no Conselho temporariamente, em mandatos de dois anos.

Ele defendeu também que a África, a América Latina e a Ásia sejam melhor representadas no Conselho, já que não há uma “representação geográfica condizente com a realidade”.

“ONU enfraquecida”

Para Lula, a Organização das Nações Unidas está “enfraquecida”: “Em 1948, a ONU conseguiu criar o Estado de Israel, mas em 2023 ela não consegue fazer cumprir a área reservada aos palestinos”.

O petista menciona ainda questões climáticas como provas da fragilização, mas exalta a importância histórica daquela que chama de “organização multilateral mais importante que criamos até agora”.

Após a visita a Angola, o presidente brasileiro segue para São Tomé e Príncipe, também no continente africano, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa.

VÍDEO — Lula segue para São Tomé e Príncipe após visitar Angola

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”wE2MzzMCXWg”

Fonte: CNN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS