domingo, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSaúdeConsumir bebida alcoólica afeta na absorção de vitaminas?

Consumir bebida alcoólica afeta na absorção de vitaminas?

Pexels

Estudos revelam que pacientes que fazem uso excessivo de álcool possuem alterações hepáticas significativas

O abuso de álcool pode causar diversas doenças, como cirrose hepática, alguns tipos de  câncer
e problemas cardiovasculares, mas você sabia que ele também prejudica a absorção de vitaminas?

Segundo Aline Fonseca, professora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, a vitamina que mais pode sofrer impacto na absorção é a do complexo B, conhecida por desempenhar um papel crucial no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso. 

“Estudos sugerem que o álcool pode interferir na absorção dessa vitamina, especialmente a vitamina B1 (Tiamina) e a B9 (folato), levando a deficiências que podem ter sérias consequências para a saúde”, diz a professora.

Em alcoólatras, a vitamina D também é bastante prejudicada. Outras deficiências comuns em etilistas é a de vitamina A e K, devendo ser feita uma suplementação de vitamina A, pois sua deficiência no fígado pode causar dano hepática, afirma o gastroenterologista Ricardo Mincis em seu livro Gastroenterologia e Hepatologia: Diagnóstico e Tratamento.

Fígado prejudicado

O fígado, por ser um órgão fundamental para o metabolismo de substâncias e nutrientes, tem suas funções comprometidas a partir do momento em que álcool entra no corpo, especialmente na absorção e metabolização de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis e proteínas.

Ainda, estudos revelam que pacientes que fazem uso excessivo de álcool possuem alterações hepáticas significativas, tais como a esteatose hepática, resultando em lesões nos hepatócitos (células do fígado) e acúmulo de gordura, o que pode reduzir a absorção de vitaminas.

De acordo com Aline, há evidências de que o álcool também pode afetar a absorção da vitamina C, zinco e magnésio. “Todavia, a extensão e a gravidade desses efeitos devem estar correlacionadas com o grau de etilismo do indivíduo, bem como a possibilidade de haver outras patologias envolvidas”, diz a profissional.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS