Camilla Zeni | Secom-MT

As contas do exercício de 2021 do Governo de Mato Grosso foram aprovadas por unanimidade, em votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (19.04). O documento já havia recebido parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em junho de 2022.

O relator das contas na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da ALMT, deputado estadual Carlos Avallone, considerou as contas de 2021 satisfatórias, e ressaltou que elas refletem o equilíbrio fiscal alcançado pelo Estado ao longo da gestão do governador Mauro Mendes.

Durante a votação, o deputado estadual Wilson Santos reconheceu os esforços do governador para a recuperação da sustentabilidade fiscal de Mato Grosso, com medidas fiscais adotadas desde o início da gestão.

“Quero enaltecer a gestão fiscal do Governo de Mato Grosso. O Estado é nota A no Tesouro, é um dos três melhores do país e tem obra para todos os quatro cantos. Hoje o Estado tem economia, sobra dinheiro para investimentos e os servidores recebem em dia. O segmento político de Mato Grosso é o melhor do Brasil quando o assunto é resultado para a sociedade”, declarou.
O equilíbrio fiscal alcançado pelo Estado também foi reconhecido pelo TCE e pelo Ministério Público de Contas à época da análise das contas de governo.

O conselheiro relator do processo, Valter Albano, destacou o superávit de R$ 4 bilhões obtido em 2021 e avaliou que o montante é resultado não apenas da melhoria da receita estadual, mas também da contenção de gastos e da alocação correta dos recursos públicos.