O Jogo
O primeiro tempo foi equilibrado. As duas equipes buscavam trabalhar a posse da bola para encontrar os espaços e acelerar o jogo. Mas os ataques não prevaleceram diante das defesas. Por isso, foi uma etapa inicial de poucas chances de gol.
A principal oportunidade athleticana foi com Lucas Esquivel. Em cobrança de falta, finalizou com perigo à direita do goleiro do Vasco. O time da casa teve a principal chance nos pés de Jair, que bateu de chapa, com muito perigo, à esquerda de Bento.
Segundo tempo
A segunda etapa foi bem mais emocionante, com várias oportunidades de ambos os lados. Começou com o Rubro-Negro empurrando o Vasco para o campo de defesa. Depois, teve o time da casa reagindo e exigindo grandes defesas de Bento.
Mas o Furacão foi letal quando teve a chance que tanto procurava. Bola alçada do Vasco para o ataque, aos 26 minutos. Zé Ivaldo antecipou o vascaíno Figueiredo e roubou a bola no campo de defesa. Ela ficou com Fernandinho, um dos melhores em campo. O camisa 5 puxou o ataque. Depois acionou Vitor Roque, que cruzou rasteiro na medida para Christian finalizar com precisão.
O segundo gol começou a surgir aos 30 minutos. Fernandinho, que esbanjava talento e comandava o meio de campo no estádio carioca, tocou para Vitor Roque. O camisa 9 balançou na frente do vascaíno Zé Vitor, que teve como recurso derrubar o athleticano na grande área. Não pode. Pênalti!
Vitor Bueno foi para a cobrança quatro minutos depois, tempo que o VAR ficou procurando uma posição de impedimento de Vitor Roque na jogada. Lance revisado. Pênalti confirmado. E cobrado com extrema categoria de Vitor Bueno, que deslocou completamente o goleiro vascaíno no arremate.
Fim de jogo. Vitória do Athletico Paranaense, por 2 a 0. Fim de tabu em São Januário. E o Rubro-Negro segue navegando rumo às primeiras posições do Campeonato Brasileiro.
Agenda do Rubro-Negro
Após a partida deste domingo (23), a equipe principal do Athletico Paranaense passa a noite no Rio de Janeiro (RJ). Retorna a Curitiba na manhã de segunda-feira (24).
A reapresentação do time aos treinos ocorre na manhã de terça-feira (25), no CAT Caju. A partir daí, começa a preparação para o duelo do fim de semana, contra o Cruzeiro.
Ficha técnica
Vasco da Gama 0x2 Athletico-PR
Campeonato Brasileiro de 2023 | Rodada 16
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistente 01: Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Assistente 02: Celso Luiz da Silva (MG)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
Vasco da Gama: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda, Zé Vitor e Lucas Piton; Gary Medel, Zé Gabriel (Marlon Gomes, aos 14min do 2ºT) e Jair (Carabajal, aos 41min do 2ºT); Gabriel Pec, Figueiredo (Serginho, aos 41min do 2ºT) e Luca Orellano (Rayan, aos 37min do 2ºT).
Técnico: Ramón Díaz
Cartão amarelo: Zé Vitor, aos 34min do 1ºT; Jair, aos 19min do 2ºT.
Athletico Paranaense: Bento; Khellven (Madson, aos 43min do 2ºT), Zé Ivaldo, Kaique Rocha e Lucas Esquivel; Erick, Fernandinho, Arturo Vidal (Vitor Bueno, aos 20min do 2ºT), Christian (Pablo, aos 27min do 2ºT) e Agustín Canobbio (Tomás Cuello, aos 20min do 2ºT); Vitor Roque (Hugo Moura, aos 43min do 2ºT).
Técnico: Wesley Carvalho.
Gols: Christian, aos 26min do 2ºT (0x1); Vitor Bueno [pênalti], aos 34min do 2ºT (0x2).
Cartão amarelo: Khellven, aos 40min do 1ºT; Wesley Carvalho, aos 40min do 1ºT; Fernandinho, aos 12min do 2ºT; Lucas Esquivel, aos 24min do 2ºT.
Cartão vermelho: Zé Ivaldo, aos 49min do 2ºT.