Da Redação Avance News
As previsões climáticas nos Estados Unidos, de acordo com Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), se mostram favoráveis para o avanço do plantio, visto que apresentam um aumento de temperatura para a próxima semana. Os estados de Iowa, Illinóis e Indiana, famosos por seus grandes volumes de produção, tiveram um grande avanço de plantio na última semana. Pelas previsões climáticas para esta semana, poderão ter um avanço muito maior na área plantada, trazendo mais segurança para os produtores, pelo fato do plantio estar acontecendo dentro da janela ideal da cultura e também dentro da janela de seguro das lavouras.
Segundo Ruan Sene, analista de mercado da Grão Direto, o Brasil exportou 3,35 milhões de toneladas a mais no mês de abril quando comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Historicamente, maio é um mês no qual as exportações brasileiras começam a diminuir, mas como abril trouxe chuvas que causaram uma diminuição no ritmo de operação dos principais portos, muitos embarques foram prorrogados.
O aumento nas taxas de juros poderá elevar também os fretes no Brasil, e consequentemente pressionar os prêmios para baixo, causando uma permanência das quedas das cotações das commodities. Diante disso, o dólar pode manter sua tendência de queda nesta semana, ainda relutante em se manter na faixa de R$ 5,00, mas a decisão do Banco Central será fator decisivo para determinar o rumo da moeda. De acordo com Ruan, as cotações brasileiras poderão ter uma semana de valorização, respaldado pela valorização dos derivados de soja (óleo e farelo), somado a uma alta demanda de exportações brasileiras.
Veja na íntegra a análise de mercado de Ruan Sene
O boletim é uma parceria entre o Portal Agrolink e a Grão Direto.