Da Redação Avance News
Neste finalzinho do mês das mulheres, nós, do Porteira Aberta Empreender, vamos compartilhar mais uma história que destaca a força e determinação feminina no agro.
É o caso da Vitória Christian, que, no auge da pandemia da Covid-19, em 2020, encontrou um novo rumo para seu futuro ao investir no cultivo de pitaia, em Rialma, Goiás. Foi nesse contexto que Vitória, funcionária pública federal formada em direito, resolveu se tornar produtora rural.
Mesmo com pouca experiência na agricultura, ela se interessou pela pitaia, uma fruta exótica que começava a aparecer no mercado pelas inúmeras propriedades benéficas à saúde.
A fruta, com suas características únicas e atributos nutricionais, logo se encaixou na busca da Vitória, que decidiu transformar uma oportunidade de mercado em uma paixão pessoal.
Com um terreno disponível em Rialma, Goiás, próximo à BR-153, a empreendedora sabia que precisava de uma cultura que atendesse a requisitos específicos: durabilidade em prateleira, resistência a doenças, baixo uso de agrotóxicos e uso mínimo de água.
A pitaia, com sua resistência e propriedades únicas, surgiu como a opção perfeita. Após algumas pesquisas e a decisão do cultivo, o próximo passo foi pedir ajuda ao Sebrae para desenvolver sua marca, “Rainha da Pitaya”, e entender o mercado.
Mulheres no agro: desafios e conquistas
Carioca de origem e goiana de coração, Vitória Christian percebeu as diferenças culturais no campo.
“Apesar das dificuldades físicas e da resistência inicial de algumas pessoas, tenho orgulho de ter conquistado respeito e reconhecimento no setor. Não se trata de competir com os homens, mas de encontrar um equilíbrio no trabalho e nas atividades do campo. Hoje, a presença da empresa no mercado não é mais vista com resistência por eu ser mulher. O tempo é o melhor aliado para provar o valor de um trabalho”, destacou a empresária rural.
Com foco no crescimento do mercado de pitaia no Brasil, Vitória planeja expandir seus negócios e investir em subprodutos saudáveis como cremes e sorvetes de pitaia, para garantir a disponibilidade da fruta durante todo o ano.
Para isso, ela se uniu à Dra. Vanessa Nunes Leal, bióloga e futura engenheira agrônoma, para agregar valor à fruta e explorar suas diversas possibilidades no setor alimentício e cosmético.
“O projeto de expansão e inovação está apenas começando. Estou otimista quanto ao futuro da pitaia e ao impacto que ela pode ter no agronegócio brasileiro”, afirma a empreendedora rural.
Vitória acredita que o segredo para o sucesso no mercado está na oferta e na demanda. Embora o preço da pitaia seja elevado, a busca por produtos saudáveis e nutritivos faz com que essa fruta se destaque no cenário atual. “Não se trata apenas de uma fruta, mas de um verdadeiro superalimento”, afirma a produtora rural.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
O exemplo de Vitória reflete a força da perseverança e da inovação no campo, mostrando que, mesmo diante dos desafios, é possível transformar um sonho em realidade.
Com apoio, estratégia e muito trabalho, ela está abrindo porteiras e conquistando seu espaço no mundo dos negócios.
Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo
Se você quer conhecer mais história como a da produtora de Goiás, Vitória Christian, acompanhe diariamente as novidades no site do Canal Rural/ Empreendedorismo.
Você também pode ter a sua história contada aqui no site, então envie suas dúvidas, sugestões e compartilhe sua história de empreendedorismo no agro pelo WhatsApp.
Além disso, no programa Porteira Aberta Empreender – uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae -, você, micro e pequeno produtor rural, descobre soluções, produtos, serviços e inovações para fortalecer seu empreendimento rural.