Crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), aprenderam no mês de setembro, a terem comportamento seguro no trânsito, com ensinamentos de boas práticas e respeito às sinalizações. As atividades, focando o tema trânsito seguro, foram realizadas em todos os polos de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Como explica a coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, no dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, e para fortalecer a data, todos os polos realizam atividades destacando temas, e de uma forma lúdica, as orientadoras sociais ensinaram boas práticas no Trânsito. “É importante que os motoristas tenham postura ética, mas é imprescindível também que os pedestres também tenham educação com atitudes de respeito as sinalizações”.
A coordenadora lembra que as dinâmicas são propostas pelas orientadoras e que cada polo trata do assunto de uma forma específica, porém o resultado é sempre educação e diversão.
A secretária de Assistência Social disse que todos os temas abordados, fazem parte do planejamento de ações do mês em curso e que cada local desenvolve as suas ações de acordo com a agenda de trabalho. “Neste mês de outubro, por exemplo, a nossa agenda de trabalho será pautada nas atividades de fortalecimento da campanha Outubro Rosa e também do Dia do Idoso. Com certeza teremos neste mês várias programações, e em todos os polos da cidade. É importante o envolvimento, principalmente, nas ações de saúde pública, assistência social e educação. É importante também que os Centros de Referência em Assistência Social, façam o direcionamento das ações e das campanhas educativas, durante todo esse mês”.
OUTUBRO ROSA: Nesta terça-feira (03) o CRAS – unidade Santa Maria – estará dando início a Campanha Outubro Rosa. Das 8h às 11 horas será realizada a coleta de CCO, teste rápido de DST, aferição de pressão, glicemia capilar, solicitação de mamografia e avaliação da mama.
Além disso haverá também uma palestra, ministrada pela doutora Mirela, destacando a importância da campanha.
A coordenadora da unidade, Ionice Feliciano, lembra a necessidade da apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF e Cartão do SUS.