Da Redação Avance News
A recomendação leva em consideração as graduações de todo o país com os melhores desempenhos no exame de ordem da OAB e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE do Ministério da Educação – MEC nos últimos três anos.
Com 15 anos de existência, o curso foi criado no campus em 2010, com a primeira turma sendo instalada na unidade I, em Pontal do Araguaia – MT, e posteriormente transferido no ano seguinte para Barra do Garças com a criação da unidade II.
A graduação conta com 19 docentes, a maioria com doutorado, sendo especialistas em diversas áreas do direito. A exemplo, a professora Luana Scaloppe com doutorado em direito ambiental, pesquisando sobre a política energética brasileira, relacionando direito ambiental e o paradigma constitucional da sociabilidade ecológica.
“Entre os mais de 1.900 Cursos de Direito no país, apenas 198 receberam o selo, sendo somente 4 Cursos no Estado de Mato Grosso, o que demonstra que o nosso Curso vem se consolidando com os diversos avanços que conquistamos e que estamos buscando”, afirmou o professor do curso Marcel Carlos Lopes.
Para Pedro Milton, estudante do 5º semestre, o recebimento do selo só comprova a qualidade do ensino.“É uma esperança, um alívio e confiança na educação pública, gratuita e de qualidade, o qual ratifica o trabalho desenvolvido aqui na nossa universidade”, disse o discente.
O quase egresso Raoni de Sá, que concluirá a graduação neste semestre, diz que ter estudado na instituição contribuiu para o desempenho na aprovação no exame da ordem. “Com toda certeza ter um corpo docente qualificado fez total diferença na minha aprendizagem. Saio hoje da universidade preparado para o mercado de trabalho, já tendo sido aprovado no exame da OAB”, contou.
Outros três cursos de Mato Grosso também foram recomendados, todos de instituições públicas, sendo dois da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em Alta Floresta e Cáceres, e outro da UFMT Cuiabá, que completou 90 anos de criação em 2024.