Da Redação Avance News
O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta segunda-feira (29) revela um dado alarmante: todos os bairros da cidade de São Paulo estão com epidemia da doença. Até a última semana, apenas dois estavam fora da lista, Jardim Paulista e Moema.
Leia mais:
Epidemia de dengue em São Paulo
- Vale ressaltar que os casos de dengue na capital paulista saltaram 21,5% nos últimos dias: de 181.020 para 220.029, desde segunda-feira, 22 de abril, até hoje.
- Agora, Jardim Paulista e Moema também estão na lista de bairros com epidemia de dengue, ou seja, com mais de 300 casos confirmados para cada 100 mil habitantes (taxa usada para definir se uma certa região está em alerta ou não para epidemia).
- Até aqui, Vila Jaguara, na zona oeste, é o bairro com a maior incidência de casos, mais de 10.500 confirmados por 100 mil habitantes.
- O bairro mais próximo de deixar a zona de pandemia é Moema, com 304,1 casos por 100 mil habitantes.
São Paulo em estado de emergência
A cidade de São Paulo está desde março em estado de emergência após a taxa de casos de dengue chegar a marca de 414 por 100 mil habitantes. Segundo os dados divulgados pela Secretaria da Saúde, foram registradas 105 mortes causadas pela doença em 2024.
Vacina contra a dengue chega a mais 625 municípios
Novos municípios brasileiros começaram a receber vacinas contra a dengue desde sexta-feira (26). No total, são 625 cidades em seis estados (Alagoas, Ceará, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul). Com isso, o total de municípios contemplados com o imunizante chega a 1.330, em 25 estados.
Segundo o Ministério da Saúde, a escolha das cidades foi feita com base na lista de prioridades no combate à doença. A partir do recebimento dos imunizantes, as autoridades locais já poderão começar a preparação para a imunização da população.