O tradicional desfile militar de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado em Barra do Garças, foi cancelado. A decisão visa evitar riscos à saúde, devido às condições climáticas e alerta de onda de calor emitido pelo INMET e também recomendação do Governo do Estado
O decreto foi publicado pela Prefeitura de Barra do Garças nesta sexta-feira (06/09), e foi embasado no alerta nº 008/2024 emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. O alerta ressalta os riscos à saúde pública provocados pela onda de calor, que eleva as temperaturas acima dos 40ºC e agrava a baixa umidade relativa do ar.
No momento, apenas o desfile do dia 07 de setembro foi cancelado. Segundo a comissão organizadora dos tradicionais desfiles realizados neste mês, em Barra do Garças, por enquanto, o desfile cívico-militar do dia 15, em comemoração ao aniversário da cidade, se mantém de acordo com a programação.
“Se houver a suspensão do desfile iremos comunicar a população com antecedência. Na próxima semana, iremos acompanhar as condições climáticas para assegurar de que não haverá riscos à saúde pública”, pontuou a comissão organizadora.
Decisão do Governo de MT
O Governo de Mato Grosso determinou o cancelamento da participação das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp) no desfile cívico-militar de Independência do Brasil, que seria realizado no sábado (07), na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
A medida visa evitar riscos à saúde, devido às condições climáticas, e se estende à participação das escolas estaduais e forças de segurança em outros municípios.
A decisão leva em consideração o decreto de emergência ambiental, devido à baixa umidade do ar, estiagem severa e onda de calor no Estado.