segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeEconomiaDia da Sobrecarga da Terra revela esgotamento de recursos naturais

Dia da Sobrecarga da Terra revela esgotamento de recursos naturais

ESG Insights

Dia da Sobrecarga da Terra revela esgotamento de recursos naturais

POR BÁRBARA VETOS

Neste ano, o início do mês de agosto marca o Dia de Sobrecarga da Terra. A data representa o esgotamento dos recursos naturais que o planeta pode regenerar em um ano. A partir de 1º de agosto, a humanidade passa a consumir mais do que a capacidade da Terra em produzir, criando um cenário de déficit ecológico.

Não existe um dia fixo em todos os anos. Desde 1970, o Dia de Sobrecarga da Terra tem ocorrido cada vez mais cedo: começou em dezembro e já chegou a julho, como em 2019, 2021 e 2022. Quanto antes a data for registrada, pior.

Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF)
, se toda a humanidade tivesse o mesmo padrão de consumo da população brasileira, haveria o ganho de três dias na sobrecarga – 4 de agosto. Ou seja, o brasileiro consome um pouco menos de recursos do que a média dos outros países.
No entanto, se o padrão de consumo fosse como o dos Estados Unidos, a sobrecarga viria em 14 de março.

Durante a pandemia, em 2020, a data foi adiada para 22 de agosto – quase um mês depois da tendência apresentada no ano anterior, em 29 de julho. Isso aconteceu porque, devido ao isolamento social e queda nas atividades econômicas, houve uma menor emissão de carbono e de exploração de recursos.

Como o Dia de Sobrecarga da Terra é calculado

O cálculo é feito pela Global Footprint Network, uma organização que utiliza ferramentas de sustentabilidade para comparar a demanda da humanidade por recursos naturais (pegada ecológica) com a capacidade do planeta de regenerar esses recursos (biocapacidade).

A partir da divisão da biocapacidade pela pegada ecológica, o valor é multiplicado pelo número de dias do ano, o que resulta na data exata. O Dia de Sobrecarga é definido quando a demanda excede a biocapacidade.

Intensificação da crise climática e novo modelo de sociedade

Conforme as mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais graves e determinantes para o futuro do planeta, o debate sobre o ritmo em que isso ocorre e a adoção de práticas mais sustentáveis vem à tona.

O Dia de Sobrecarga da Terra está diretamente relacionado à intensificação da crise ambiental. A data serve como um indicador de como a ação humana tem potencial degradante para o planeta, além de enfatizar a importância de um modelo diferente de sociedade.

Algumas práticas que podem auxiliar nesse processo são o uso de energias renováveis, a economia circular, a redução do desperdício de alimentos, a proteção das florestas e oceanos, o uso consciente de água e energia, a educação ambiental e a revisão da legislação.

Caso nada seja feito, a tendência é que esses limites sejam ultrapassados antecipadamente a cada ano, aumentando a demanda por recursos naturais e diminuindo a capacidade do planeta de regenerar esses recursos.

Foto: NicoElNino/Canva

Data está diretamente relacionada à intensificação da crise ambiental

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O post Dia da Sobrecarga da Terra revela esgotamento de recursos naturais
apareceu primeiro em ESG Insights
.



Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS