A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresentou aos vereadores do município nesta semana, o projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino. Com investimento de R$ 25 milhões, as obras serão realizadas pela Fundação Getúlio Vargas e se concretizarão como a maior execução da instituição no Brasil.
O objetivo da revitalização é promover o resgate, preservação e a valorização dos espaços histórico-culturais da cidade, gerando através do turismo e das utilizações dos novos espaços, o aquecimento da economia municipal. Por meio da reestruturação do centro histórico ocorrerá a geração de renda local, por meio do fomento à gastronomia, música e cultura.
Guiados pelo secretário de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, juntamente com equipe da secretaria, estiveram presentes representando a Câmara Municipal, os vereadores Ranielli Lima, Diocelio Pruciano, Adriano Correa e Michele Carrasco.
Titular da Pasta, Caique Loureiro, falou sobre a importância da visita dos parlamentares nos pontos de revitalização.
“Percorremos os caminhos onde as obras acontecerão. Explicamos a grandeza do projeto e o benefício que será gerado a população. Quero agradecer a cada vereador que disponibilizou sua tarde para poder conhecer esse grande trabalho que contribuirá para Diamantino ser palco histórico-cultural do estado de Mato Grosso”, compartilhou o secretário.
Caique Loureiro ainda destacou que os vereadores são o elo com a população e que a informação correta deve sempre ser apresentada à comunidade. “Quando a informação é produzida de maneira correta, surte bons resultados. A revitalização vem para a preservação da história de Diamantino”.
A vereadora Michele Carrasco comentou sobre a expectativa de impacto positivo na economia do município.
“Sabendo mais sobre o projeto, acreditamos que a partir da revitalização a cidade contará com maior giro da economia, com fomento na gastronomia e no turismo. A população pode ter certeza que o desenvolvimento para a nossa amada cidade está sendo construída”, falou a parlamentar.
O vereador Diocelio Pruciano relatou sobre sua mudança de visão em relação ao projeto e como a revitalização abraça os interesses da comunidade.
“A princípio nós mesmos achávamos que seria algo mais antigo e simples, mas é algo que retrata a história de Diamantino, a qual realmente precisa ser bem valorizada. A revitalização visa trazer o equilíbrio entre as raízes da nossa cidade e a tecnologia presente nos dias de hoje”, ressaltou o vereador.
Também representando a Câmara Municipal, o vereador Ranielli Lima explicou o sentimento em acompanhar o processo de preservação e valorização da história da cidade.
“Ver o como vai funcionar o processo da revitalização nos dá certeza que a população vai usufruir de um espaço público de qualidade. Além disso, também teremos o fomento do comércio local nesta área. É uma satisfação ver um projeto tão importante para nossa cidade que logo vai completar seus 300 anos”, falou o vereador.
Já o vereador Adriano Correa avaliou como positivo o investimento no desenvolvimento local do município.
“Com o investimento de R$ 25 milhões, mais a qualidade técnica da Fundação Getúlio Vargas e o empenho do Ministro Gilmar Mendes, nossa cidade tem tudo a crescer. Quero parabenizar o nosso secretário de Cultura e Turismo e destacar que vamos acompanhar esse processo”, compartilhou o vereador.
Também acompanharam o tour o coordenador municipal de Turismo, Sidney Cerdeira e a gerente de preservação do patrimônio histórico e museus, Mylene Wirgues.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
O Centro Histórico é um dos principais espaços culturais de Diamantino e apresenta a moradores e turistas de todo país, um completo patrimônio histórico, cultural e científico da formação do município e do estado de Mato Grosso.
A primeira etapa do processo burocrático da revitalização, foi a parceria entre a prefeitura e a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Em seguida, foi realizado um concurso público nacional que efetivou a participação da empresa de arquitetura e engenharia responsável pela obra. Na terceira etapa, as equipes estão estruturando o planejamento e o orçamento das ações que serão realizadas nos locais durante 2023.
A revitalização do Centro Histórico é dividida em três fases: A 1ª fase atende a praça Major Caetano Dias e seu entorno, a 2ª fase restaurará os casarões e a 3ª fase será na praça da Rua Quintino Bocaiuva (ao lado do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social).
Com percursos interativos, experiências multissensoriais, arte nas áreas urbanas, visitações direcionadas e ambientes acessíveis, o objetivo da revitalização é valorizar os espaços públicos e manter a cultura e história diamantinense ativa na região.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT