Geovanna Torquato | RDNews
Os docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) votaram a favor do encerramento da greve na instituição e as aulas retornarão na próxima segunda-feira (08). A decisão foi tomada durante assembleia entre os docentes na tarde desta segunda-feira (1), na sede da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), em Cuiabá.
A greve docente afetou cerca de 25 mil alunos e durou 40 dias. Neste tempo, o comando da greve chegou a ir até Brasília para pressionar o Executivo Federal. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) aceitou o acordo, que prevê reajustes salariais em 2025 e 2026.
De acordo com a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), a classe votou por seguir a orientação do Sindicato Nacional e já voltarão às atividades nessa quarta-feira (3), cumprindo com o prazo orientado pelo Andes, deixando as aulas para serem retomadas na próxima semana.
Além dos docentes, os técnicos-administrativos também aprovaram acordo e deram fim à paralisação, a qual ocorria desde março, e devem retomar as atividades nesta terça-feira (2).