Durante a última semana, professores da Educação Infantil Municipal – creches e pré-escolas de Lucas do Rio Verde, participaram de formação para aprimorar os trabalhos da rede de ensino. A abordagem Reggio Emilia cria ambientes lúdicos onde a criança é a protagonista
A capacitação se baseou no modelo educacional de Reggio Emilia, cidade italiana eleita pela revista Newsweek em 1991 como a melhor educação infantil do mundo e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular. (
Vieram palestrantes com experiências de trabalho na Educação Infantil explorando sua essência. Além da temática envolvendo as abordagens Reggio Emilia e Pikler, foram também apresentados o brincar heurístico (abordagem pedagógica na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, para estimular o imaginário) e as experiências com ateliês.
Com o intuito de promover a capacitação continuada desses profissionais, a ideia é criar dentro das escolas, ambientes aconchegantes que estimulem a criatividade favorecendo assim, a aprendizagem das crianças.
A metodologia de ensino está sendo aplicada no Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro, inaugurado no dia 15 de junho. O modelo é um projeto piloto que deverá ser implantado em outras unidades de ensino do município.
“Essa metodologia é conhecida como a melhor educação infantil do mundo. Então, nós estamos trazendo uma abordagem onde a criança é ainda mais protagonista do seu procedimento de aprendizagem. Com isso, essa comunidade escolar vai ver as expressões, elementos da natureza, espaços de aprendizado e ateliês pedagógicos”, resume a secretária de Educação, Elaine Lovatel.