Os eleitores de Várzea Grande que estarão participando da eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, devem estar atentos aos locais de votação. Serão ao todo 13 unidades para o recebimento de votos, e cada uma estará abrigando várias zonas eleitorais – conforme o território de abrangência – daí a necessidade de o eleitor saber para qual escola deverá se deslocar neste domingo.
Como explica a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Criança e Adolescente, Diane Maria de Almeida Mendes, é importante que o eleitor tenha conhecimento dessas informações, e que se informe, antecipadamente, em qual escola a sua zona eleitoral está inserida.
É importante lembrar ainda que todos os pontos de votação serão abertos às 8 horas e que idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes terão prioridade na votação, em qualquer momento que for votar, porém para esses grupos foi definido das 8h às 10 da manhã, levando em consideração a temperatura mais amena, neste período do dia.
A presidente disse ainda que somente poderão votar os cidadãos que estão com a situação regular perante a Justiça Eleitoral e que apresentarem documento de identificação oficial com foto. “O votante que não souber ou não puder assinar, usará a impressão digital como forma de identificação”, observou.
Neste pleito, 53 candidatos estão habilitados para concorrer a uma das 15 vagas para Conselheiro Tutelar. Várzea Grande conta com três unidades: uma na região Central, uma no Jardim Glória e uma no bairro Cristo Rei, sendo cinco membros para cada unidade.
LOCAIS DE VOTAÇÃO: A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Comunicação, publicou no Site Oficial do município – www.varzeagrande.mt.gov.br – um banner com referência a eleição para o Conselho Tutelar/2023, onde os eleitores poderão checar os locais de votação de cada região e a lista dos candidatos habilitados para este pleito.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que todo esse processo tem sido realizado de forma clara e transparente. “É desta forma que o processo tem sido conduzido. A secretaria de Assistência Social abriu as portas e ofereceu e, ainda estamos oferecendo aquilo que a Comissão Eleitoral necessita para que essa eleição ocorra da maneira mais tranquila. Estamos acompanhando passo a passo e estamos felizes em ver que o processo está sendo feito sem intercorrências”.
SEGURANÇA: Todas as urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral serão recebidas totalmente lacradas e o transporte será realizado por veículos oficiais da prefeitura municipal de Várzea Grande, que contará com o apoio e escolta da Guarda Municipal. Todo processo está sendo feito de forma transparente e com fiscalização dos órgãos competentes.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão durante todo o dia percorrendo as vias da cidade para fazer o policiamento das regiões onde terão pontos de votação.