Com um ciclo de vida relativamente rápido, em 7 dias após os ovos serem depositados em água pela fêmea, os mosquitos Aedes aegypti já são capazes de picar humanos, transmitir doenças e se reproduzir. O curto período de tempo até que o mosquito chegue à fase adulta é fator determinante para a rápida proliferação das doenças dengue, chikungunya e zika vírus.
O ciclo de vida do Aedes aegypti depende das condições ambientais. Mas, em geral, se o ovo estiver em contato com água, 7 a 10 dias são o suficiente para a espécie atravessar todas as suas fases da vida e se tornar um mosquito adulto. Em época de reprodução, a fêmea madura implementa sua dieta com sangue e passa a picar seres humanos. Se estiver infectada, ela pode transmitir as chamadas arboviroses.
O Aedes aegypti geralmente deposita seus ovos em qualquer recipiente ou situação com acúmulo de água parada. Em ambiente seco, os ovos podem durar por até um ano, então, mesmo que o mosquito deposite-os no período da estiagem, eles têm resistência para esperar as chuvas.
Lixo descartado de forma inadequada é um dos principais depósitos de reprodução do mosquito. Mas outros locais do ambiente doméstico também podem esconder o perigo, como ralos de banheiro, bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado.
A melhor forma de frear a proliferação dessas doenças é interrompendo o ciclo de vida do mosquito, com a eliminação constante dos depósitos de reprodução. Geralmente, 10 minutos por dia de busca por acúmulo de água em casa já ajudam consideravelmente a manter o ambiente mais seguro.
Confira alguns cuidados básicos que devem ser adotados:
– Manter o quintal sempre limpo;
– Esvaziar garrafas, potes e vasos, deixando-os tampados ou virados para baixo;
– Guardar pneus em locais cobertos;
– Limpar regularmente as calhas;
– Manter a caixa d’água fechada;
– Colocar areia nos pratos e vasos de plantas;
– Amarrar bem os sacos de lixo;
– Manter piscinas limpas;
– Evitar o acúmulo de lixos e entulhos; e
– Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado, climatizador e geladeira.
Da Secom | BG