Da redação | Rede da Notícia
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Aragarças, emitiu um alerta na segunda-feira (24), sobre o golpe do falso advogado. Criminosos estão enganando pessoas que aguardam pagamentos judiciais.
De acordo com a polícia, golpistas obtém informações de processos judiciais e entram em contato com a vítima, fingindo serem advogados ou assessores, dizendo que o valor está liberado.
Eles enviam documentos falsos, como alvarás e decisões judiciais, e exigem pagamentos de taxas ou impostos para liberar o dinheiro.
Para enganar as vítimas, eles ligam ou enviam mensagens se passando pelo advogado, e criam senso de urgência para a vítima agir rápido, dizendo que o pagamento é necessário para concluir o processo, utilizando dados reais da ação para parecerem legítimos.
Segundo a Polícia Civil, para se proteger, é necessário que a pessoa sempre fale com o seu advogado pelo número salvo na agenda, e o mantenha atualizado.
Outra orientação é consultar o andamento do processo diretamente no site do tribunal, através da consulta pública processual.
É importante que a vítima nunca faça pagamentos a desconhecidos, e verifique atentamente os dados de pagamento, lembrando sempre, que taxas judiciais são pagas ao Estado, e nunca a particulares.
Se alguém for vítima, a orientação é denunciar à Polícia Civil, registrando um boletim de ocorrência, e informar o seu advogado e o Tribunal sobre a tentativa de golpe.