sexta-feira, 22 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeSem CategoriaEm Londres, Juntos Pelo Araguaia é premiado como uma das iniciativas ambientais...

Em Londres, Juntos Pelo Araguaia é premiado como uma das iniciativas ambientais mais importantes do mundo

Assessoria | Semad – GO

Em cerimônia que aconteceu em Londres na segunda-feira (18), o programa Juntos Pelo Araguaia foi premiado como uma das iniciativas mais importantes do mundo na área do meio ambiente. O reconhecimento veio materializado no troféu Green Apple Environment Awards 2024, que desde 1994 homenageia empresas, organizações, governos e indivíduos que implementam práticas inovadoras e responsáveis do ponto de vista da sustentabilidade.

Os vencedores do Green Apple Awards são selecionados em várias categorias, como redução de emissões de carbono, uso de energias renováveis, gestão de resíduos e conservação de recursos naturais. O Juntos Pelo Araguaia foi laureado na categoria “Gerenciamento de água”. Ao todo, foram distribuídos 50 troféus para projetos de 14 países. Apenas dois são brasileiros.

“Conseguimos implementar um dos maiores projetos de desenvolvimento ambiental do planeta”, comemora a secretária Andréa Vulcanis. “A ideia do Juntos pelo Araguaia é cada um fazer a sua parte, cada um com o seu esforço. Acreditem nesse sonho, que pode mudar a realidade, não só para ter água ou uma árvore a mais. Transformamos a forma como a gente se integra e se comporta diante da natureza. Podemos ser um pouco mais felizes”.

“Estou tão feliz de estar aqui representando o JPA. O prêmio é importante não só para nós, como também para o planeta, tendo em vista que fortalece as políticas de proteção da natureza e dos ecossistemas”, afirma Tiago Belloto.

O Juntos pelo Araguaia

O Juntos pelo Araguaia é o maior programa de revitalização de bacias hidrográficas em curso no Brasil e foi lançado em 2019.

Ele não só visa a recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, como também transformar a visão, o significado, a ação das pessoas e a relação delas com a natureza. A meta é promover o equilíbrio entre os valores ecológicos, econômicos e sociais associados às práticas de recomposição da vegetação, conservação de solo e água, e mudança cultural. O JPA tem governança inovadora, e não utiliza recursos públicos.

A iniciativa alcança 16 municípios de Goiás: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.

A implementação do programa consiste na adesão de empresas patrocinadoras por meio de doação ou como partícipes (em razão de obrigações ambientais), que firmam compromisso de investimento na recomposição da vegetação nativa associada à adoção de práticas de conservação de solo e água, além de educação ambiental.

Em paralelo, as instituições executoras credenciadas são selecionadas pelo próprio doador ou participe. Todo o processo é supervisionado pela Semad.

Cerimônia em Londres

O prêmio foi entregue a dois representantes da Semad, o superintendente Leonardo Serpa Schallenberger e o gerente Tiago Miguel Belloto de Castro. “O Green Apple Awards serve para inspirar outras organizações e indivíduos a adotarem práticas mais sustentáveis e a se engajarem na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, afirma Leonardo. “É também uma importante oportunidade de networking para profissionais da área ambiental”, completa.

A cerimônia aconteceu no Palácio de Kensington, que abrigou membros da Família Real por mais de 300 anos e foi residência da princesa Diana. “O projeto de vocês é fascinante e digno de reconhecimento mundial”, afirmou Roger Wolens, CEO do Green Apple Awards.

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS