Da Redação Avance News
Quatro novas aves que apresentaram sintomatologia suspeita de gripe aviária foram localizadas nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo. Os animais estão em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades, como parte dos procedimentos previstos no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária.
De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Animal do Idaf, o objetivo é proceder a vigilância clínica, direcionando os servidores para ações de monitoramento e de busca ativa de animais com sintomas compatíveis com a doença. Paralelamente, ações de educação sanitária estão sendo realizadas com os produtores rurais.
A Seag destaca que, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), as medidas de biossegurança estão sendo reforçadas, fortalecendo um trabalho que já vinha sendo conduzido de forma responsável e cautelosa pelo setor produtivo, atuando de forma preventiva para proteger o plantel capixaba e a economia local.
Conforme Portaria Mapa nº 572, de 20 de março de 2023, estão proibidos eventos de aglomeração de aves vivas e acesso a piquetes nas produções caipiras em todo o país como forma de prevenir a disseminação da doença.
Eutanásia
Em relação à eutanásia realizada nas 26 aves do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhas (Ipram), o procedimento foi realizado conforme determinação do Mapa como medida preventiva, uma vez que foi constatada a possibilidade de transmissão local de gripe aviária, colocando em risco as demais aves que estão no meio ambiente e as pessoas que trabalham com essas aves. Todo procedimento foi amparado na legislação vigente.
A eutanásia é um procedimento de levar o animal a óbito, com acompanhamento de um médico-veterinário, respeitando os princípios do bem-estar animal, sem dor e com o mínimo de estresse.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.