Da Redação Avance News
25 de Abril de 2023 às 16:01
O evento teve como objetivo reunir a comunidade escolar para apresentar e expressar suas qualidades artísticas.
Para a coordenadora pedagógica da unidade, Noraides Ferreira de Almeida, a segunda edição do evento trouxe uma oportunidade única de contato com diferentes gêneros textuais para os estudantes, além de desenvolver suas habilidades e potencialidades. “Este projeto foi pensado com muito cuidado pela equipe pedagógica com o objetivo de diversificar o aprendizado dos alunos e incentivar a participação em atividades culturais.
Para a coordenadora, o sarau cultural é um evento que proporciona o contato com inúmeras temáticas como: obras de arte, criação de movimentos e danças, apresentação teatral e musical. “É um momento de compartilhamento de ideias, descobertas e vivências coletivas”, explicou.
A orientadora Suzana Ferreira Dias de Assis, contou que o sarau reuniu mais de mil participantes que integraram as ações complementares no campo da mediação escolar através da Cultura de Paz. Ações estas que trabalham um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida e práticas restaurativas.
Suzana completou ressaltando a importância de realizar eventos que envolvam a comunidade escolar e possam fomentar o sentimento de identidade das pessoas, além de despertar nelas as manifestações artísticas, novas interpretações e visões sobre os problemas e necessidades sociais.
Os estudantes que participaram do evento relataram empolgação nas atividades, como no caso do Mateus Antônio, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Plácido de Castro. Para ele, o evento foi uma ótima oportunidade de ganhar visibilidade e mostrar que a escola tem muito a oferecer à comunidade.
Outro estudante que também ficou feliz com as atividades desenvolvidas no sarau foi o Pedro Genro, também do 3º ano do Ensino Médio da Escola Plácido de Castro. Pedro foi além, contando que se sentiu acolhido e parte da comunidade, dividindo as experiências com outros participantes. O jovem descreveu o sarau como um evento complementar à comunidade escolar.
O sarau faz parte de uma das ações dentro das políticas públicas de acesso e permanência escolar que contribuem para um ambiente escolar saudável, equilibrado e combativo a todas as formas e tipos de violência na escola.