Da Redação Avance News
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa oferece diversas atividades no contraturno escolar
“Esse programa mudou a vida dos meus filhos. Antes do SER Família Párvulo, a minha filha não sabia ler, e hoje o desempenho escolar dela e do irmão está óptimo. Hoje meus filhos chegam em lar e querem fazer os deveres de lar, e agora até me ajudam com algumas tarefas. O comportamento também mudou bastante. Estão mais obedientes. Só tenho a agradecer por trazerem esse programa para a gente”, contou Jandira da Silva Pereira, mãe de Maria Heloísa (6) e de Luiz Gabriel (8), que participam das atividades na unidade contraturno.
Em Poconé, o programa atende murado de 500 crianças com idades entre 4 e 12 anos e em situação de vulnerabilidade social, com investimento anual de, aproximadamente, R$ 7 milhões por ano do Governo do Estado.
Para Jandira Pereira, a participação no Programa SER Família Párvulo possibilitará oportunidades aos filhos dela.
“As crianças ficam lá estudando, fazendo atividades, praticando esportes e danças, ao invés de ficarem nas ruas, aprendendo o que não presta. Com elas no programa, eu fico despreocupada com isso, porque eu sei que a instrução e tirocínio que elas têm lá. Por isso, eu já fiz as matrículas dos dois para 2024, e inclui a Elisa, irmãzinha deles, para também participar. Eu só tenho a agradecer pelo programa e pelo cartão do SER Família Párvulo, que me ajuda com os mantimentos”, declarou.
De congraçamento com a primeira-dama Virgnia Mendes, o SER Família Párvulo tem feito tanto sucesso em Poconé que deverá ser implantado em outros municípios.
“Desde a inauguração, muitas crianças saíram das ruas e pararam de cometer pequenas infrações. O rendimento escolar melhorou, o comportamento no seio familiar também teve mudança positiva. É gratificante ver porquê o programa está mudando muitas vidas e proporcionando desenvolvimento para essas crianças. Vemos, hoje, que mais um sonho concretizado, dando bons frutos e que, futuramente, será implantado em outros municípios de Mato Grosso”, afirmou.
Segundo a secretária de Assistência Social do Estado, Grasi Bugalho, as crianças assistidas pelo SER Família Párvulo têm a oportunidade de se desenvolverem e ter um novo olhar para o horizonte.
“Iniciamos o programa em março e finalizamos o primeiro ano com histórias de muitas crianças que se desenvolveram. O programa é um espaço em que eles têm a oportunidade de realizar diversas atividades, porquê aulas de música, balé, capoeira, judô e método cognitivo. Tudo isso muda a mentalidade e a forma com que as crianças se portam dentro de lar. O Programa SER Família Párvulo é realmente a superação, a esperança, o saudação e a honra para o horizonte dessas crianças”, pontuou.
Todos os alunos do SER Família Párvulo recebem as refeições em cada vez, além de uniformes, tanto para aulas de reforço escolar, quanto para participação das atividades esportivas e culturais.
Valdete Paula da Silva Santos, mãe de Wagner Éder, de 7 anos, outro beneficiado pelo programa, também ressaltou a valimento do programa na vida escolar do {filho}.
“Ele tinha dificuldades para pegar o teor na escola, mas, depois que começou a participar do programa, as notas melhoraram muito. O desempenho escolar mudou completamente, fora o comportamento dentro de lar. Antes, as crianças ficavam muito tempo nas ruas e agora está dissemelhante, já que participam do programa. Eu fico despreocupada quando vou trabalhar, porque eu sei que meu {filho} está seguro, sendo muito zelo e sustentado. Só tenho a agradecer ao governador Mauro Mendes e a dona Virginia Mendes por esse programa para nós”, disse Valdete.
“Quando eu estudava, nunca tive essa oportunidade que ele está tendo. Acredito que se tivesse esse programa na minha quadra, eu iria aproveitar, e a vida poderia ter sido dissemelhante. Eu sempre falo para o Wagner aproveitar oriente tempo para estudar e ter um horizonte luminoso lá na frente”, pontuou.
Segundo Wagner, a atividade que ele mais gosta de fazer são as lúdicas e cognitivas, além de praticar capoeira.
“Eu palato de tudo, na verdade, mas a capoeira e as atividades são as minhas favoritas. Não vejo a hora de retornar para o programa. Eu palato muito de ir pra lá”, contou.
Programa SER Família Párvulo
Programa piloto, o SER Família Párvulo proporciona aos estudantes atividades em regime de contraturno, porquê oficinas lúdicas, cognitivas, esportivas e culturais, muito porquê os serviços socioassistenciais, socioculturais, socioeducativos e psicológicos para crianças em situação de vulnerabilidade e cocuruto risco social, auxiliando-os na superação de tais fatores.
Aliás, o SER Família Párvulo também conta com a parceria do município de Poconé, que doou o terreno para a construção e contribui com secção do dispêndio de manutenção, muito porquê é responsável pela realização do programa.